Ciência e saúde

Regional de Saúde não descarta novos surtos de Covid-19 em hospitais de Londrina

05 jun 2020 às 13:14

A contaminação por Covid-19 dos profissionais de saúde gera preocupação. O afastamento dos trabalhadores com suspeita da doença causa sobrecarga nas unidades. E a 17ª Regional de Saúde faz um alerta: novos surtos da doença em hospitais de Londrina não estão descartados.

Em hospitais que sempre trabalharam no limite, cada profissional de saúde doente faz falta. Quando médicos, enfermeiros, técnicos estão com sintomas de gripe o protocolo é o afastamento por 14 dias, o que gera uma sobrecarga de trabalho nas unidades. Nas últimas semanas, dois hospitais de alta complexidade tiveram surtos da Covid-19: Evangélico e Santa Casa. A situação forçou a transferência de pacientes de Londrina para hospitais da região. 

Apesar de todos os cuidados para evitar novos surtos, alguns problemas crônicos do sistema de saúde geram insegurança. É o caso da superlotação, que impede que uns dos principais cuidados para evitar a doença seja colocado em prática, o distanciamento social.

Em Londrina, a quantidade de EPIS, os equipamentos de proteção individual, ainda é um motivo de preocupação.

Os testes realizados em maior número e com resultado mais ágil ajudaram no controle dos doentes. Mas os exames também têm limitações. E, diante de uma doença recente, a incerteza também ronda quem está na linha de frente do atendimento.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá