Ciência e saúde

Santa Casa mantém redução de atendimento; 8 cirurgias foram canceladas

21 out 2019 às 18:00

A Santa Casa de Londrina manteve a redução de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, SUS, nesta segunda-feira (21). Até agora, ao menos oito cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, foram canceladas desde a decisão tomada no último sexta-feira (18).

Além disso, os atendimentos no pronto-socorro adulto também estão restritos e apenas casos emergência são atendidos. Segundo nota divulgada pela instituição, a capacidade é para oito pacientes, mas o setor chegou a ter 40 pacientes internados na última sexta-feira. Superlotado, o centro de emergência está com 32 pacientes internados na tarde desta segunda-feira.

O hospital informou ainda que a medida foi necessária para que os casos graves, como pacientes das UTIs e emergências, além das outras internações não sofram alterações.

Segundo levantamento da própria Santa Casa, a entidade tem, ao menos R$ 12 milhões de crédito para receber de atendimentos já prestados ao SUS. Esse valor é o acumulado dos últimos 6 meses, por sempre atender acima da capacidade contratada.

O contrato entre Santa Casa e o SUS, prevê o atendimento de 500 internações hospitalares por mês, mas o Hospital tem atendido, em média, 700. Por conta desse deficit, a entidade acumula dívidas com fornecedores e, dificuldades para manutenção de atendimento.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá