Ciência e saúde

'Situação da dengue é a pior de todos os tempos', afirma Secretaria de Saúde

14 jan 2020 às 19:13

A situação da dengue em Londrina é considerada a mais crítica de todos os tempos. O tom alarmante é da Secretaria de Saúde do Município que, nos primeiros dias de 2020, viu disparar o número de casos suspeitos e investiga duas mortes. A previsão é de uma epidemia ainda neste mês, o que deve sobrecarregar as unidades de atendimento.

Na sala de reuniões a Diretora de Vigilância em Saúde apresentou o cenário mais assustador de todos esses anos. Londrina está à beira de uma epidemia explosiva de dengue. Milhares de casos podem surgir ainda este mês. Em 2020 já são 533 casos notificados de dengue –  6 estão confirmados.

A comparação com o ano passado demonstra o avanço da doença. Na primeira semana de 2019 foram 97 casos suspeitos- neste ano, 191; na segunda semana de 2019, 112 notificações e, agora, 263. A falta dos inseticidas para o mosquito adulto e para as larvas limita muito o combate à doença. A previsão é que haja um crescimento muito rápido do número de doentes. O que deve causar superlotação nas unidades de saúde já nas próximas semanas.

Um esquema para atender os pacientes está em estudo. No ano passado, Londrina registrou o maior número de mortes por dengue de todos os tempos, foram 8 vítimas da doença. E o panorama neste ano é tão crítico que dois óbitos já estão em análise. Um dos casos é de uma mulher com idade acima dos 60 anos e a outro de uma jovem de 29. As operações de limpeza nas regiões mais críticas, como a leste, que concentra um grande número de casos nos bairros como Mrabá e Ideal, vão envolver outras secretarias. O resultado Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito saí no dia 22. A partir daí toda a cidade vai ser convocada a se envolver com a questão de saúde pública.

Reportagem: Heloísa Pedrosa

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá