Ciência e saúde

Tamarana: servidores da saúde protestam contra possível corte de benefício

03 jun 2019 às 14:57

Servidores de Tamarana fizeram um protesto na manhã de hoje (3). A revolta é contra um projeto encaminhado à Câmara que retiraria benefícios da categoria. O protesto começou em frente à Câmara de Vereadores de Tamarana com cerca de 30 servidores da saúde. Eles pedem o pagamento de um benefício por metas batidas, como em vacinação e visita a casa de pacientes do programa Saúde da Família.

Uma lei municipal de 2013 garante o repasse do dinheiro que vem do Governo Federal, por meio do programa de melhorias do acesso e da qualidade da atenção básica. De acordo com o diretor de desenvolvimento da prefeitura de Tamarana, a verba chega desde 2011. O objetivo inicial foi bancar a compra de equipamentos e materiais. Os servidores passaram a ter direito ao benefício em 2013, a partir de uma lei municipal, mas há alguns anos os cofres de Tamarana estão no limite de gastos com pessoal. Incluir mais esse pagamento comprometeria a situação junto ao Tribunal de Contas do Estado.

Pra reverter a situação, os vereadores aprovaram um projeto de lei devolvendo os recursos apenas para melhorias na atenção básica e não aos servidores. Falta o prefeito sancionar, por enquanto, vale a lei municipal de 2013, em que os servidores tem direito a esse pagamento.

Alguns servidores conseguiram receber através de ações na Justiça. Segundo a prefeitura, o que chega dessa verba vai para uma conta separada apenas para bancar essas causas judiciais.

Apesar do protesto, a equipe da TV Tarobá apurou junto às instituições de saúde do município (hospital, unidade de saúde e unidade de especialidades), que o atendimento não foi comprometido. O resultado de uma assembleia que será realizada às 17h da tarde vai definir se os trabalhadores entram em greve ou não.


Reportagem: Kathulin Tanan


Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá