Ciência e saúde

UBS do Jardim do Sol volta a funcionar após reforma, mas faltam médicos

29 nov 2018 às 19:30

Dona Vera anda com dificuldade e esse é um dos sintomas de um acidente que sofreu há 6 anos e atacou a labirintite. Por conta disso, ela faz acompanhamento na UBS da vila Ricardo. Tinha consulta marcada havia 3 meses, mas recebeu a notícia de que a espera seria ainda maior. 

Em meio a falta de ao menos 230 médicos, incluindo os 10 cubanos que atuavam pelo programa Mais Médicos que não estão mais trabalhando, a Secretaria de Saúde entregou a obra da Unidade de Saúde o Jardim do Sol. Foram 5 meses de reforma, um além do prazo do contrato. 

A unidade que funciona desde 1994 foi pintada, teve instalações elétricas refeitas e adequações no teto. Mas das duas médicas que atendiam mais de 40 pacientes por dia, apenas uma está trabalhando. A outra era cubana e não está mais atendendo.

 A pediatra vem ao posto uma vez na semana porque faz horas extras e a unidade está sem ginecologista e obstetra há 2 anos. Esta foi a primeiro unidade reinaugurada. Outras 9 também estão em reforma, mas não devem ser entregues no prazo, como a UBS do Carnascialli e da Vila Casoni. Houve aditivos de prazo. A estimativa é reformar outras 20 ano que vem.

Reportagem; Ticianna Mujalli

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá