Ciência e saúde

Vacinação contra sarampo em shopping é abaixo do esperado em Londrina

02 dez 2019 às 10:56

Durante as 6 horas em que os postos móveis de vacinação ficaram abertos em quatro shoppings de Londrina no sábado (30), 510 pessoas foram vacinadas contra o sarampo. Foi o último “Dia D” de vacinação contra a doença promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.

A ação por causa da baixa procura de jovens em busca da imunização. E mesmo a vacina sendo de graça, as pessoas frequentando os locais pela proximidade com a Brack Friday não houve muito efeito.

Segundo o Secretário de Saúde, Felippe Machado, o número poderia ter sido melhor. “Infelizmente falta conscientização por parte da população. Grande parte das pessoas, em especial os mais jovens, não tiveram contato com sarampo. Então, não conseguem associar que é uma doença perigosa, altamente contagiosa e que pode causar a morte”, aponta Machado.

Esta foi a primeira vez que a prefeitura fez uma ação em um grande centro comercial. A ideia era justamente levar a vacina ao público-alvo, jovens de 20 a 29 anos de idade, que de acordo com o secretário, tem mais dificuldade em procurar as Unidades Básicas de Saúde para se imunizar.

Ele ressalta que é importante ficar atento aos sintomas da doença, que por ser um vírus de transmissão respiratória é de fácil transmissão, pelo ar por meio de tosse, espirros, fala ou respiração. “Os sintomas mais comuns são febre alta, olhos lacrimejantes, coriza, vermelhidão pelo corpo, mal-estar e tosse seca persistente. Após três dias de febre alta, em média, surgem as manchas avermelhadas pelo corpo”, aponta.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá