Ciência e saúde

Varíola do macaco: homem com suspeita segue isolado e família monitorada em Londrina

29 jun 2022 às 11:38

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, confirmou na manhã desta quarta-feira (29) que Londrina monitora um caso suspeito de varíola do macaco em um homem de 27 anos, que retornou há 17 dias de uma viagem com a família para a Europa, com passagens pela Inglaterra, França e Turquia.

  

De acordo com Machado, no retorno ao Brasil, ele passou a apresentar sintomas parecidos com a dengue, como dor de cabeça, dor musculares e dor no fundo dos olhos. Na sequência, vieram erupções de pele, parecidas com sarampo ou varicela.


Ele ficou internado por três dias e permanece em isolamento em casa até o fim dos sintomas. A família também está sendo monitorada e pessoas que tiveram contato com o rapaz, mas ninguém apresentou nenhum sintoma suspeito.


O secretário de Saúde informo que os hospitais foram orientados a comunicar a Secretaria de Saúde, caso pacientes apresentem pacientes com sintomas suspeitos, mas não existe motivo para alarde.


O caso de Londrina foi enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) e os exames devem confirmar se o homem está com a varíola do macaco ou apontar outro motivo para os sintomas.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá