Projeto proíbe circulação de patinetes nas calçadas de Curitiba

Redação Tarobá News
Cotidiano | Publicado em 16/05/2019 às 16:02

Foto: CMC

Começou a tramitar na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (16), projeto que pode proibir a circulação de patinetes nas calçadas de Curitiba. De autoria do vereador Jairo Marcelino (PSD), a proposta deixa para a Secretaria Municipal de Trânsito a fiscalização e dá prazo de 60 dias para a Prefeitura de Curitiba regulamentar qual será a punição a quem descumprir a regra.

“É uma modalidade relativamente nova [de transporte], não existindo ainda uma regulamentação própria para tal atividade”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto. “O número de adeptos deste tipo de transporte é cada vez maior na cidade de Curitiba”, segue Jairo Marcelino,“[mas] vem aumentando também o número de acidentes causados pelos seus usuários, que não deveriam estar circulando nas calçadas”. Para o vereador, os patinetes interferem no “livre deslocamento de pedestres”.

Esta é a primeira norma sugerindo regras para o uso do patinete elétrico em Curitiba. Há referências em outros atos legislativos, como a citação ao equipamento na proposta que institui o Dia da Eletromobilidade. Há um pedido de informações de Julieta Reis (DEM) sobre o programa Nota Curitibana, no qual a vereadora sugere que créditos do programa pudessem ser usados também para pagar o transporte público e, mediante convênio, as bicicletas e os patinetes.

Já Bruno Pessuti (PSD) fez uma sugestão ao Executivo para que vagas do Estacionamento Regulamentado (Estar) tivessem seu uso alterado, para serem utilizadas gratuitamente por bicicletas e patinetes. “Dessa forma, reduz-se a interferência desse modal de transporte nas calçadas”, argumenta, pois também vê no fato de os aparelhos ficarem aleatoriamente nas calçadas um problema para o trânsito dos pedestres.

Fonte: Banda B



Relacionados

Cascavel | 25-05-2019 12:43

Catarinenses vivem na estrada colecionando memórias de lugares

Catarinenses vivem na estrada colecionando memórias de lugares

Foz do Iguaçu | 25-05-2019 12:40

Moradores do Porto Belo reclamam da estrutura de UBS

Moradores do Porto Belo reclamam da estrutura de UBS

Cascavel | 25-05-2019 12:39

Pai conta em um misto de alegria e alívio sobre o parto do filho

Pai conta em um misto de alegria e alívio sobre o parto do filho

Ponta Grossa | 25-05-2019 10:26

Justiça Eleitoral cancela 4,4 mil títulos em Ponta Grossa

Justiça Eleitoral cancela 4,4 mil títulos em Ponta Grossa

PUBLICIDADE