Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto proíbe circulação de patinetes nas calçadas de Curitiba

16/05/19 às 16:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Começou a tramitar na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (16), projeto que pode proibir a circulação de patinetes nas calçadas de Curitiba. De autoria do vereador Jairo Marcelino (PSD), a proposta deixa para a Secretaria Municipal de Trânsito a fiscalização e dá prazo de 60 dias para a Prefeitura de Curitiba regulamentar qual será a punição a quem descumprir a regra.

“É uma modalidade relativamente nova [de transporte], não existindo ainda uma regulamentação própria para tal atividade”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto. “O número de adeptos deste tipo de transporte é cada vez maior na cidade de Curitiba”, segue Jairo Marcelino,“[mas] vem aumentando também o número de acidentes causados pelos seus usuários, que não deveriam estar circulando nas calçadas”. Para o vereador, os patinetes interferem no “livre deslocamento de pedestres”.

Esta é a primeira norma sugerindo regras para o uso do patinete elétrico em Curitiba. Há referências em outros atos legislativos, como a citação ao equipamento na proposta que institui o Dia da Eletromobilidade. Há um pedido de informações de Julieta Reis (DEM) sobre o programa Nota Curitibana, no qual a vereadora sugere que créditos do programa pudessem ser usados também para pagar o transporte público e, mediante convênio, as bicicletas e os patinetes.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Já Bruno Pessuti (PSD) fez uma sugestão ao Executivo para que vagas do Estacionamento Regulamentado (Estar) tivessem seu uso alterado, para serem utilizadas gratuitamente por bicicletas e patinetes. “Dessa forma, reduz-se a interferência desse modal de transporte nas calçadas”, argumenta, pois também vê no fato de os aparelhos ficarem aleatoriamente nas calçadas um problema para o trânsito dos pedestres.

Fonte: Banda B

© Copyright 2023 Grupo Tarobá