Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Beltrão recebe dois casais de refugiados da Venezuela

07/10/18 às 08:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Duas famílias que deixaram a Venezuela serão acolhidas pela Paróquia de Saudade do Iguaçu e pelas lideranças católicas do município. A Venezuela vive uma grave crise política, econômica e social e milhares de famílias e trabalhadores deixaram o País e buscaram abrigo e refúgio nos países vizinhos. Muitas pessoas cruzam a Fronteira da Venezuela com o Brasil e vêm para o Estado de Roraima. Há poucos dias o Governo Federal iniciou um processo de interiorização de parte destes venezuelanos. Eles foram encaminhados para vários Estados.

A Diocese de Roraima fez um apelo às demais dioceses brasileiras pelo acolhimento de refugiados. Na última Assembleia do Povo de Deus, que reúne 17 diocese e arquidioceses do Paraná e acontece no segundo semestre, foi reforçado o apelo para que as dioceses do Estado se prontificassem a receber algumas famílias. A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão decidiu receber algumas destas famílias.

Na manhã deste sábado, dia 6, chegaram na Rodoviária de Francisco Beltrão dois casais e uma criança venezuelanos, que estavam em Curitiba. Eles foram acolhidos pelo coordenador do Centro Diocesano de Formação de Lideranças, Lírio Sulzbach, e pelo padre Emerson Dettoni, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora. Da rodoviária eles seguiram para o Centro de Formação, onde tomaram café e conversaram com o bispo dom Edgar Ertl. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Acolhimento em Saudade do Iguaçu

De Beltrão, o padre Andrelisson Neckel, de Saudade do Iguaçu, levou os dois casais e a criança seguiram para o seu município. Conforme informações da Diocese, a paróquia e as lideranças leigas de Saudade do Iguaçu estão providenciando local para estas famílias morarem e também empregos. Uma das mulheres está grávida. 

Na próxima semana chegarão outras famílias venezuelanas que serão encaminhadas para o acolhimento da Paróquia Santa Izabel, em Santa Izabel do Oeste, e pela comunidade católica. 

Em entrevista à Rádio Onda Sul, um dos venezuelanos, o Richard, disse que o acolhimento está sendo muito bom e ele está agradecido pelas pessoas que os acolheram no Brasil. Richard, inclusive, citou o bom acolhimento também em Curitiba. Ele disse que está se sentindo bem e também a sua família. 

Richard disse que na Venezuela não há muitos empregos para os trabalhadores e os produtos estão muito caros. Padre andrelisson - lirio Sulzbach


Fonte: Jornal de Beltrão

© Copyright 2023 Grupo Tarobá