Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cidadania Jovem: adolescentes na mira da Atenção Básica

25/06/19 às 20:31 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Município de Cascavel, através da Sesau (Secretaria Municipal de saúde), foi escolhido pelo Ipads, Bayer e Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) para ser um dos cinco municípios do País a sediar o  Projeto "Cidadania Jovem". Além de Cascavel, o projeto será realizado também nas cidades de Demerval Lobão (PI), Rio Preto da Eva (AM), Pedreira (SP) e Goianésia (GO).

O projeto oferece oficinas voltadas a adolescentes de 12 a 15 anos de idade que terão início no próximo sábado (29), às 8h, na Praça do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Bairro Santa Cruz, localizado à Rua Caiçaras, 401. As oficinas terão duração de 10 meses, todos os sábados, das 8h às 17h. Ao todo serão ofertadas 100 vagas, cujas inscrições já estão abertas e podem ser feitas no próprio CEU, gratuitamente.

Neste projeto, os participantes desenvolverão quatro oficinas nas áreas de artes, esportes, cidadania, protagonismo, memória, história e identidade. "Queremos que os nossos adolescentes, ao final do curso, transformem-se em agentes multiplicadores das ações em suas comunidades, fazendo com que aconteça o fortalecimento da comunidade onde vive, despertando nele também o sentimento de pertencimento. Assim, ele se torna se um protagonista das boas práticas e ações nesta sociedade", explicou Fábio Tomasetto, coordenador de programas da Sesau.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Para ministrar as oficinas, o Ipads capacitou aproximadamente 30 profissionais do Município de Cascavel em um curso de dois dias com pedagogos e deixando os profissionais aptos para ministrar as oficinas. "Para os adolescentes que participarem do projeto Cidadania Jovem, o Município estará disponibilizando além do conhecimento e de atividades, a alimentação durante o período em que estiverem participando das oficinas", explicou Tomasetto.

Público Alvo

O Cidadania Jovem visa, além do acompanhamento dos adolescentes, a criação de documentos e aplicativos voltados aos profissionais de saúde e adolescentes para ser usado em todo o país, bem como a definição de "um Protocolo Clínico para Cuidado dos Adolescentes na Atenção Básica", além de um caderno com metodologia de trabalho voltada à promoção da saúde dos adolescentes, que será divulgado em toda a rede de Atenção Básica do SUS.

"Nossa preocupação com a saúde do adolescente decorre do fato de percebermos a existência de uma lacuna muito grande a ser preenchida  pelo município. Nós, nos preocupamos com a saúde do bebê, da criança, da gestante, da mulher, do homem, do idoso, mas esquecemos dos adolescentes e é isso que precisamos fazer: voltar nosso olhar para esta parcela da população que foi deixada à margem do atendimento público e programas públicos de saúde", pontuou Tomasetto. 

O objetivo do Ipads com este curso é contribuir para a formação integral de adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O que é o Ipads

Ipads é uma organização sem fins lucrativos, que atua na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento social e com a melhoria da qualidade de vida da população, apoiando a formulação, implantação e avaliação de políticas, programas e projetos. O trabalho do Instituto é caracterizado pela interdisciplinaridade, principalmente pela atuação conjunta de seus associados que buscam uma abordagem integral das necessidades do cidadão.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá