Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Crea constata que 83% de obras e serviços apresentam irregularidades

13/08/19 às 09:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Entre os dias 5 e 9 de agosto, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Regional Cascavel, realizou em Foz do Iguaçu uma operação de intensificação de fiscalização em obras, comércios e grandes empreendimentos na cidade como shoppings e hotéis. A ação contou com a participação dos agentes de fiscalização e inspetores do Crea-PR.

Ao todo, foram fiscalizadas 159 obras e serviços. Foram verificadas a manutenção de elevadores; sistema de ar condicionado e refrigeração; instalação de sistemas de geração de energia; manutenção industrial mecânica e elétrica; engenharia de segurança do trabalho e controle de insetos e pragas.

Os fiscais do Crea-PR identificaram 132 obras/serviços com irregularidades (83%). Em 27,7% dos locais fiscalizados os profissionais responsáveis pelas obras e serviços não possuíam a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou projeto. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

A operação também constatou um dado preocupante: o exercício ilegal da profissão. Em 40,8% das obras e serviços fiscalizados não contavam com um profissional habilitado e 65 empresas fiscalizadas estavam executando obras e serviços de engenharia sem o devido registro do Crea-PR. Apenas seis dessas empresas possuíam registro junto ao Crea-PR, porém, sem o responsável técnico habilitado. Outras três empresas estavam operando com o registro cancelado. 

De acordo com o Gerente Regional do Crea PR Cascavel, Geraldo Canci, o levantamento aponta preocupação com o grande número obra e serviços de engenharia sendo executados sem a participação de profissional habilitado. “Isso pode colocar em risco a segurança das pessoas e a vida útil dos empreendimentos”, alerta.

Agora, a partir do resultado desse levantamento, o Crea-PR irá notificar os responsáveis para fim que regularizarem as pendências. “Quem não se regularizar sofrerá as implicações da legislação com multas, se necessário”, afirma Canci.

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais da empresa das áreas da engenharia, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá