Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Fórum Sindical organiza "Ato pela vida" pedindo retorno do isolamento social

05/06/20 às 11:17 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Está sendo organizado pelas redes sociais uma manifestação. O chamado "ato pela vida" acontecerá no dia 06/06 (sábado) em Cascavel, e pede o retorno imediato das medidas de isolamento em Cascavel. 

A concentração de carros será em frente ao Tuiuti (Rua Ponta Grossa, n. 2998, Bairro São Cristóvão) às 10h00, com carreata até a prefeitura.

Os manifestantes alegam que "O primeiro alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) surgiu no último dia do ano de 2019, diante de casos de uma misteriosa pneumonia. De lá para cá, o Coronavírus ganhou status de pandemia, contaminou mais de 6 milhões e matou mais de 380 mil pessoas em todo o mundo.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

O isolamento social como estratégia de combate ao vírus é uma unanimidade no meio científico. Como consequência, esta medida passou a ser adotada em todo o mundo. Neste ponto, Cascavel saiu na frente, apresentando políticas de enfrentamento antes de muitos municípios Brasil afora. No dia 19 de março um decreto municipal garantiu que a cidade de Cascavel passasse a adotar medidas de isolamento social, incluindo, além da suspensão das aulas da rede municipal e do serviço de transporte público, o fechamento de estabelecimentos não-essenciais. Estas medidas trouxeram resultados visíveis, com poucos casos confirmados apesar de Cascavel, além de possuir mais de 300 mil habitantes, atrair diariamente grande número de pessoas que buscam a cidade para serviços e até mesmo trabalho.

No dia 3 de abril, no entanto, Cascavel iniciou as flexibilizações. Em decreto, pautado por decisões do COE (Centro de Operações de Emergência), o município autorizou a reabertura do comércio, incluindo serviços cujo contato físico é inevitável, como salões de beleza e barbearias. Na ocasião, Cascavel contabilizava 25 casos e uma morte. No dia 18 de maio, dia em que o município liberou o uso do transporte público para toda a população, já eram 141 casos e 5 mortos. No dia seguinte, determinou que os trabalhadores da educação retornassem às unidades escolares.

De lá para cá, as políticas de flexibilização trouxeram consequências trágicas. Com cerca de 600 casos confirmados e dez famílias despedaçadas diante da perda de um de seus entes, sem sequer a possibilidade de uma despedida. A pior parte desta história é que, ao que tudo indica, o pior ainda não chegou. Nos frigoríficos, pessoas, cuja força de trabalho é tão importante para nossa economia, estão sendo submetidas a um alto risco de contágio. Dois frigoríficos da cidade somam 200 casos confirmados.
Sabemos que, além do risco que circula entre os frigoríficos (que concentram grande número de pessoas), muitos destes trabalhadores utilizam o transporte público para se locomover entre o trabalho e suas casas. Transporte público que, apesar de o decreto municipal limitar a lotação a 50% da capacidade de cada veículo, opera diariamente com ônibus lotados. A própria Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), principal articuladora pela flexibilização das medidas de isolamento social, já contabiliza 11 contaminados entre seus trabalhadores. O desesperador é que, apesar deste cenário, as autoridades competentes sequer citam a possibilidade de endurecimento da política de isolamento social.

Em respeito à vida, o Fórum Sindical de Cascavel publica este manifesto que clama à população que evite, ao máximo, sair de casa e tome todas as medidas possíveis e necessárias para evitar a circulação do vírus: como lavar as mãos, fazer uso da máscara e higienizar embalagens. Às autoridades competentes, cobra um posicionamento responsável diante de outras vidas que ainda podem ser ceifadas por este vírus tão letal (sobretudo a dos profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia). Compreendemos que a retomada das medidas de isolamento, mais que essencial, é urgente. Do contrário, Cascavel perderá a luta contra o Covid-19".


ORIENTAÇÕES PARA O ATO: Use mascara; mantenha distanciamento; não faça aglomerações; leve e use álcool em gel; até 2 pessoas por carro.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá