Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Gaeco ouve envolvidos em suposto esquema de desvio de dinheiro público

17/09/19 às 12:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Foram ouvidas hoje na 7ª promotoria de justiça de Cascavel, pessoas que seriam usadas possivelmente como "laranjas" em um esquema de desvio de dinheiro público em Lindoeste. A denúncia é de que o ex secretário de finanças do municípío, que atuou entre janeiro de 2017 e janeiro de 2019, teria usado dinheiro de fundos municipais para pagamentos em contas que não tem ligação com serviços da administração municipal. As irregularidades apontadas dizem respeito ao orçamento de 2018. O Ministério Público está investigando o caso que pode se enquadrar como improbidade administrativa.

O documento entregue ao Ministério Público tem 38 páginas e pede a investigação de membros da prefeitura de Lindoeste por conta de indícios de corrupção ativa e passiva e de formação de organização criminosa. 

O documento mostra que um relatório do setor de contabilidade apontou irregularidades como: pagamentos em duplicidade, empenhos de despesas sem nenhum comprovante fiscal (notas fiscais – eletrônicas ou físicas, recibos), pagamentos de despesas apenas com Autorização de Fornecimento do Setor de Compras, pagamentos de fornecedores com contrato com o município em conta corrente diferente da conta que foi indicada no processo de licitação, pagamento de despesas com cheques nominais quando a praxe é a transferência eletrônica, depósito de cheques em contas de pessoas físicas e também de empresários da cidade de Lindoeste e de outros municípios sem nenhuma ligação com a administração municipal, dentre outras situações. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

As páginas mostram comprovantes de pagamentos por meio de cheques e transações eletrônicas como esta: uma transferência de R$ 140,00 do Fundo Municipal de Saúde para a empresa J. A. CONTABILIDADE E ASSESSORIA E NEGÓCIOS que pertence ao próprio Secretário de Finanças, JADIEL ALMEIDA FERREIRA. 

A despesa, na realidade, era destinada à uma empresa de Cascavel no ramo de diagnóstico por imagem e que presta serviços para o Município de Lindoeste. O documento diz que a situação se repetia [primeiro parágrafo do item 4] em várias situações, tanto com transferências para conta da empresa quanto para conta pessoal do secretário. 

Ainda há a denúncia de envolvimento da empresa G.R.N CLÍNICA MÉDICA que, segundo o documento, está envolvida em diversas situações de fraude e de desvios de recursos da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Lindoeste, com emissão de notas fiscais clonadas. O documento encerra evidenciando o valor final desviado que seria R$ 129.480,49 e deixa uma série de perguntas a serem respondidas pelo Ministério Público.



© Copyright 2023 Grupo Tarobá