Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Geração Alfa: Em que ponto a vida on-line desequilibra a off-line?

22/01/20 às 13:07 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Ontem nós começamos no Jornal Tarobá, uma série de reportagens sobre a Geração Alfa, a primeira que nasceu 100% digital. Nosso objetivo é fazer as famílias refletirem sobre como lidar com essas crianças extremamente conectadas com a tecnologia e, as vezes, desconectadas da realidade. Quando esse contato com o celular e os demais aparelhos se torna prejudicial e como equilibrar online e offline? Vamos conferir na segunda reportagem da série.

Leia mais: Geração Alfa: como lidar com tanta tecnologia na vida das crianças?

Gerações completamente distantes num momento raro: uma roda de conversa com chimarrão no parque. Tá cada vez mais difícil propor esse tipo de passeio com as crianças e adolescentes, né? Muitas vezes acontecem cenas como esta: os idosos e adultos aproveitando o mundo real e criança ali fechado no universo virtual. O Daniel, de 12 anos, precisa de umas broncas para se desconectar do aparelho.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

O avô dele, seu Ari, de 71 anos, teve uma infância e uma adolescência muito, mas muito diferentes das que os 9 netos estão tendo agora. Fica difícil lidar com esse contraste. E isso acontece cada vez mais cedo: o Alexandre se impressiona com o que a filha dele de dois aninhos sabe fazer no celular.

E o que fazer para que esse inevitável contato com a tecnologia não seja prejudicial ao ponto de comprometer as relações sociais e o desenvolvimento emocional dessa geração Esta psicóloga que também tem dois filhos faz a gente refletir sobre o exemplo que nós adultos temos dado.

Basta ver como o Alexandre e a filha se divertem quando essa diversão não tem nada de tecnológica. Do contrário, se os momentos assim forem ficando escassos, a dificuldade de aprendizagem e as travas emocionais vão aparecer no futuro.

O segredo não é nada misterioso e complexo: basta ter equilíbrio. E voltar para boa e velha brincadeira, que quando bem conduzida, não dá nem vontade de ir embora.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá