Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura de Toledo determina que decreto municipal contra o coronavírus continua valendo

25/03/20 às 15:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em entrevista coletiva online realizada na manhã desta quarta-feira (25), a Prefeitura do município de Toledo, por meio do Comitê Emergencial de Combate ao novo Coronavírus (COE), decidiu por manter as determinações dispostas no decreto Nº 758/2020, divulgado na última terça-feira 24.

A manutenção das ordens dispostas no decreto ficaram em dúvida após o pronunciamento do presidente da república, Jair Bolsonaro, na última noite, quando falou que o país deveria voltar a normalidade em todos os seus serviços, principalmente com a reabertura do comércio e das escolas, uma vez que apenas os idosos e pessoas com doenças crônicas fazem parte dos grupos de risco.

No entanto a posição da Prefeitura foi manter as decisões tomadas anteriormente. O médico de Proteção à Família, Dr. Fernando Pedrotti, ressalta que baseando-se em questões técnicas e científicas, todas as decisões tomadas anteriormente foram mantidas. “Nós precisamos falar de forma clara para a população. Nosso pedido é para que quem pode fique em casa e se proteja contra o avanço do vírus. Por isso todas as medidas tomadas no decreto Nº 758/2020 serão mantidas e inclusive ampliadas”, informou, Dr. Fernando Pedrotti.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

O decreto mantém o fechamento de todo o comércio varejista até o dia 05 de abril. O documento prevê que os seguintes estabelecimentos sigam fechados, salões de beleza e cabeleireiros; casas noturnas; pubs; lounges; tabacarias; motéis; boates; academias; teatros; cinemas; casas de eventos; clubes; associações recreativas e afins; playgrounds; salões de festas; piscinas; bares e atividades religiosas coletivas.

No decreto a Prefeitura regulamentou o horário de atendimento dos Supermercados, que passam a funcionar das 08h00 às 19h00 e não abrem aos domingos durante esse período de crise. Os postos de combustível estão funcionando das 06h00 às 19h00, enquanto o passe livre do transporte coletivo foi suspenso nos horários de pico das 05h30 às 08h00; 11h30 às 13h30 e das 16h30 às 20h00.

No decreto Nº 758/2020 o poder público municipal ainda determinou que as lotéricas e bancos devem funcionar com limite de atendimentos. As lotéricas de Toledo estão abertas, mas a entrada é liberada para uma pessoa por vez. Os hotéis estão operando com no máximo 50% de sua capacidade e devem informar a Secretaria Municipal de Saúde diariamente a relação de todos os seus hóspedes e sua respectiva procedência.

A secretária de Saúde, Denise Liel, informou que as medidas podem ser revistas conforme o avanço da doença em Toledo e também no Estado do Paraná. “Nós podemos tomar outras decisões conforme o avanço da doença em Toledo e também no Estado. Nós vamos ter uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde e a partir daí poderemos determinar novas diretrizes no combate ao Covid-19. Mas o mais importante é que todo o Paraná tome medidas uniformes nesse combate, uma vez que estamos no Sul do país e enfrentamos uma mudança de estação, o que pode acelerar a disseminação do vírus”, ponderou a secretária.

A Prefeitura informou que está reforçando a fiscalização e conta com o apoio da Polícia Militar (PM), com a intenção de autuar os estabelecimentos que não estão cumprindo o decreto e continuam abertos de maneira irregular.

A Prefeitura colocou à disposição da população dois telefones para receber denúncias de estabelecimentos comerciais que continuam trabalhando de forma irregular e estão desobedecendo o decreto. Os números são os seguintes (45) 3378-8386 e (45) 3378-8383.

Com informaçõe: Toledo News

© Copyright 2023 Grupo Tarobá