Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Quatro Pontes investe na saúde do corpo e da mente da terceira idade

10/06/19 às 09:23 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os idosos de hoje não abrem mão de uma vida ativa e proveitosa. Hábitos saudáveis, exercícios físicos e interação social estão entre as atitudes para uma velhice feliz. 

Em Quatro Pontes, 105 idosos, entre mulheres e homens, participam semanalmente das atividades ofertadas gratuitamente pelo Departamento de Esportes na Academia da Terceira Idade, junto ao Centro Poliesportivo Seno José Lang. 

Ali, no início de 2018, o espaço foi adaptado e ganhou aparelhos de ginástica, com custo total de R$ 80 mil. Ao mesmo tempo, o Centro Poliesportivo recebeu pintura interna e externa, somando R$ 45 mil, para melhor aparência e conservação do lugar público. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Ambos os recursos foram aplicados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Logo que iniciado, o projeto “Envelhecer com saúde”, coordenado pelos professores Vando Golfetto e Djeferson Rodrigues Freitas, com acompanhamento da nutricionista Priscila Rossato Neuberger e da psicóloga Andrieli Sofia Bonissoni, foi bem aceito pela terceira idade e houve ampliação dos horários. 

A proposta, explicam os professores, é contribuir para que os idosos tenham hábitos alimentares mais saudáveis visando à melhora da qualidade de vida desta população. “Além das atividades, os idosos têm palestras de conscientização com a psicóloga. A nutricionista, por sua vez, aborda os principais benefícios da alimentação saudável no processo de envelhecimento e busca identificar os principais alimentos e vitaminas necessários na cadeia alimentar dos idosos. 

A avaliação e monitoramento permitem a identificação e compreensão dos principais avanços do projeto”, enaltecem. Especializações Para um melhor ensino, Golfetto e Freitas ainda fazem cursos. No mês passado, dia 18, especialização de personal trainer foi ofertada pelo Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região do Paraná (CREF9-PR), em Cascavel. 

Já no último sábado (08), na Universidade Paranaense (Unipar) de Toledo, eles fizeram cursos sobre exercícios de musculação e ginástica de academia. Atualmente, os exercícios trabalhados com os idosos englobam treino de musculação, treino aeróbico, exercícios direcionados às atividades diárias dos idosos, bíceps, tríceps, punho, anterior e posterior de coxa gêmeos, abdominal, glúteo, peito, costas e alongamento.


Aulas

As aulas são ministradas de segunda à quinta-feira das 08 às 09 horas, 09 às 10 horas,

10 às 11 horas e das 13h45 às 14h45, 14h45 às 15h45 e das 15h45 às 16h45. Hoje,

somente há vagas para o período da tarde e as matrículas devem ser realizadas no

Departamento de Esportes, com Marlene. O requisito é ter idade a partir dos 55 anos.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá