Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TCE suspende licitação para coleta e destinação de lixo em Rolândia

21/03/19 às 09:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) suspendeu o processo de licitação de vários serviços públicos que estava em tramitação em Rolândia. A medida cautelar foi emitida pelo conselheiro Fernando Guimarães.

A medida foi tomada após pedido de uma empresa que alegou que o edital exigia que quem as interessadas pagassem uma garantia correspondente a 5% do valor da licitação até o quinto dia útil anterior à sessão de julgamento.

O valor do tramite era de R$ 7.187.012,64 para contratar por um ano serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos, além de varrição de ruas e operação do aterro sanitário.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Segundo o conselheiro Fernando Guimarães, o pedido fere o artigo 31 da Lei de Licitações e Contratos, já que o valor do pagamento de garantia não poderia extrapolar 1% do valor de apenas um lote do procedimento, e não do total da licitação. Além disso, a norma proíbe que essa cobrança seja feita antes da abertura da concorrência e a exigência restringe a competitividade do certame.

Com a suspensão, foi aberto prazo de 15 dias para o prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto, e o secretário municipal de Compras, Licitações e Patrimônio, Paulo Rogério de Lima, apresentarem esclarecimentos.

O que diz a prefeitura de Rolândia?

Segundo o prefeito Luiz Francisconi Neto, a prefeitura analisou a recomendação do TCE e vai fazer os ajustes necessários, corrigindo os itens e após isso, publicar um novo edital. “O atual edital foi revogado, as recomendações do TCE foram acatadas e os itens revisados”, aponta o prefeito.

O novo edital já está para análise do departamento jurídico e deverá ser publicado nos próximos dias.

“O serviço de coleta de lixo não corre risco de ser interrompido já que o contrato vigente se encerra em junho deste ano e haverá tempo hábil para um novo”, aponta o prefeito.

Francisconi alega ainda que a cobrança no edital não se trata de uma taxa, mas, de uma garantia, prevista em lei, mas que precisa ser corrigida.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá