Linha 4

Publicidade

Planejamento estratégico: ferramenta poderosa para o crescimento das empresas

Redação Tarobá News

Para muitas empresas, o ano de 2021 é de recuperação. Recomeçar do zero depois de inúmeros prejuízos financeiros amargados pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e que interferem na economia mundial.

Além de determinação em busca da recuperação financeira é preciso planejamento. Uma ferramenta gerencial e indispensável para manter a empresa funcionando, chama-se planejamento estratégico. É ele quem irá trazer oportunidades para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade da empresa. Elaborar um planejamento estratégico eficiente requer conhecimento e o cumprimento de algumas etapas importantes, que são:

•Definir o negócio: dar um significado para as atividades da empresa, evitando que seja despercebida;

•Definir a visão de futuro: criar a imagem da empresa em um estado futuro, saber quais resultados se deseja alcançar;

•Definir a missão: é a razão de ser da empresa, o propósito da empresa;

•Definir valores: quais são as motivações da empresa, ações e decisões que devem ser seguidos.

De acordo com a gestora de projetos institucionais da AMIC Paraná (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná), Dulce Ragazzon, com o planejamento estratégico pronto, os empresários conseguem enxergar os pontos fortes e fracos de seus negócios, bem como, as novas oportunidades de expansão ou ameaças que rondam a empresa.

“O planejamento estratégico permite ainda conhecer o mercado de atuação das empresas e seus clientes. Se o gestor detectar alguma falha em um desses pontos é preciso traçar novas estratégias, como mudar o foco estratégico ou até mesmo a área de atuação daquela empresa”, comenta Dulce Ragazzon.

Recomenda-se que o planejamento estratégico seja elaborado para um ou dois anos. Porém, o acompanhamento das ações planejadas deve ocorrer com frequência. “É importante analisar se as estratégias definidas no início do planejamento estão sendo cumpridas ou se exigem mudanças de postura diante das situações. O planejamento precisa ser alterado, quando necessário”, complementa a gestora de projetos institucionais da AMIC Paraná, Dulce Ragazzon.


Projeto Conecta AMIC

A AMIC Paraná oferece consultorias gratuitas com um quadro de profissionais especializados em diferentes ramos de atuação para ajudar micro e pequenos empresários a buscarem soluções eficientes para seus negócios. Os empresários que necessitam de apoio para construção do planejamento estratégico de sua empresa, por exemplo, podem buscar apoio no Conecta AMIC.

São disponibilizadas quatro horas de consultorias gratuitas para os empresários em diversas áreas de atuação: Gestão Financeira Bancária e Linhas de Crédito; Gestão Empresarial, Administrativa, Estratégica e de RH; Gestão Financeira e Contábil; Gestão Jurídica: Tributária, Trabalhista, Contratos, Recuperação de ICMS, Recuperação e Tributo Justo, além de Vendas e Marketing.

Os interessados em participar do Conecta AMIC podem entrar em contato pelo telefone (45) 3036-5636 ou diretamente na sede da AMIC Paraná (Rua da Lapa, 1927, Cascavel-PR). Não é necessário ser associado.


Assessoria

COMENTÁRIOS

Publicidade