Educação

Calouros da UEL são recepcionados com live no primeiro dia do ano letivo

02 ago 2021 às 16:51

No primeiro dia de aulas do ano letivo 2021, representantes da Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) coordenaram a Live de abertura para apresentar oficialmente a Instituição aos cerca de 3 mil ingressantes, lembrar as principais demandas e, especialmente, fortalecer um vínculo frente ao desafio de manter as aulas no modo remoto.

A live, que registrou mais de 1.800 visualizações, foi realizada nesta segunda-feira (2), pelo canal da Prograd no Youtube, durou cerca de 50 minutos e reuniu o reitor Sérgio Carvalho, acompanhado do vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa, e dos pró-reitores acadêmicos Marta Favaro (PROGRAD), Mara Solange Dallaroza (PROEX) e Amauri Alfieri (PROPPG).

Durante a transmissão os professores lembraram que a UEL manterá o ensino remoto emergencial até 15 de dezembro, quando termina o primeiro semestre de 2021. Já o segundo semestre será de 24 de janeiro de 2022 a 23 de junho.

Também foram apresentadas as características gerais do ensino, da pesquisa e da extensão e reforçado que os estudantes, sobretudo os novos, podem descobrir estes projetos por meio dos sites das pró-reitorias. Não faltaram pedidos para que eles se envolvam diretamente com os respectivos cursos, por meio dos Colegiados, e que mantenham vínculo com professores e colegas.

O reitor Sérgio Carvalho saudou os estudantes com uma mensagem otimista, destacando que a Universidade se destaca pela qualidade de seus cursos, pelos projetos desenvolvidos, interação com a sociedade e pela preocupação com a inclusão. Ele lembrou o esforço necessário para retomar as aulas de modo remoto, no ano passado.

“Havia a distância física sim, mas havia também o desafio de incorporar na formação dos estudantes a responsabilidade para vencermos a pandemia”, afirmou ele. O reitor lembrou que a Universidade decidiu pelo retorno no formato remoto, com o compromisso de atender a todos os estudantes, inclusive aqueles que não tinham condições de equipamentos e Internet de qualidade.

Ele recordou que foram feitas campanhas internas e externas que resultaram na doação de equipamentos e recursos financeiros, ultrapassando R$ 2 milhões. Entre os doadores, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Assembleia Legislativa do Paraná e a Receita Federal, que doou um lote de equipamentos apreendidos. A comunidade interna da UEL também participou do esforço com doações de tablets.

Carvalho destacou que a Universidade existe para questionar e para apresentar soluções em forma de pesquisas e tecnologias. “Vocês vão descobrir. Receberão formação de qualidade e o treinamento necessário para o exercício da profissão”, afirmou.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá