Educação

Detentos prestam o vestibular da UEL com o sonho de mudar de vida

04 dez 2017 às 21:15

No total são 42 detentos vestibulandos, entre os mais de 8400 que disputam a segunda fase do vestibular da UEL. Dez deles estão esses, estão no Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon), onde ficam os reeducandos do semi-aberto. A expectativas deles é de ano que vem poder estar em cursos como como direito, letras e serviço social, os campeões de inscrição.

Mesmo com toda a determinação, passar no vestibular não dá certeza de fazer o curso. Após a aprovação, ainda é preciso convencer a Justiça de que eles estão aptos a deixar a unidade e frequentar os bancos escolares. Nos últimos anos, o número de aprovações e liberações aumentou 8 vezes. Atualmente, 18 reeducandos do Creslon tem autorização para cursar universidade. Todos precisam usar tornozeleira eletrônica e têm os passos monitorados pelo sistema.

Na UEL, dos 51 aprovados desde 2004, 24 continuam no curso. A cada 12 horas de estudo, eles têm um dia reduzido na pena. Dos 300 reeducandos do Creslon, 70% frequentam as salas de aula. Muitos terminam o ensino fundamental e médio pelo Programa de Educação para Jovens e Adultos.

(Reportagem: Ticianna Mujalli/TV Tarobá)

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá