Educação

Escolas consultam pais sobre militarização dos colégios no Paraná

28 out 2020 às 09:38

Pais, alunos maiores de 18 anos e responsáveis podem manifestar a opinião até esta quarta-feira (28) sobre o processo de militarização ou não das escolas estaduais indicadas pelo Governo do Estado. Na região de Londrina, 14 unidades estaduais podem passar para a modalidade de ensino cívico-militar. Na cidade são cinco.

Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação, Jéssica Pieri, os pais precisam ir às escolas que podem ter mudança e manifestar a opinião. “Não há cédula, pois é uma consulta pública. As escolas ficam abertas das 8h às 20 para receber toda as pessoas. E estamos cumprindo os protocolos necessários contra o Covid-19”, explica.

A chefe do Núcleo explica ainda que só podem votar, os pais ou alunos que já estejam matriculados na unidade escolar indicada para alteração. “Eles têm que já pertencer a essa unidade. Quem tiver interesse em fazer a mudança, ano que vem, por exemplo, não tem direito a voto”.

A App-Sindicato tem manifestado posições contrárias à implantação da modalidade. Um dos motivos é a retirada do ensino noturno das unidades que pode ter ensino cívico-militar, já que segundo a norma, os períodos são pré-estabelecidos.  

“Crianças com necessidades especiais podem estudar em escolas cívico-militar. E é importante dizer que não é permitido que exista o ensino noturno. Mas o estado vai garantir que eles possam migrar para as escolas mais próximas para que eles continuem os estudos”, defendeu Jéssica.

Confira a lista das escolas selecionadas para funcionar na nova modalidade:
- E.E. Fernando de Barros Pinto - Londrina;
- E.E. Josemaría Escrivá - Londrina;
- C. E. Profa. Maria Helena Davatz - Londrina;
- C. E. Tsuru Oguido - Londrina;
- C.E. Vista Bela - Londrina;
- C.E. Presidente Vargas - Bela Vista do Paraíso;
- E.E. Monteiro Lobato - Sertanópolis;
- E.E. Ulisses Guimarães- Ibiporã;
- E.E. Basílio de Lucca - Ibiporã;
- C.E. Prof. Francisco Villanueva - Rolândia;
- C.E. Presidente Kennedy - Rolândia;
- C.E. 11 de Outubro - Cambé;
- C.E. Érico Veríssimo - Cambé;
- C.E. Antonio Raminelli - Cambé.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá