Educação

Escolas municipais participam de programa de conscientização contra o Aedes Aegypti

15 mar 2018 às 18:07

A Secretaria Municipal de Educação lançou o projeto “Aedes aegypti – Ler, falar e escrever para combater”, a fim de desenvolver produção artística ou textual com os alunos da rede municipal. O objetivo é produzir trabalhos utilizando as diferentes práticas artísticas e discursivas (leitura, escrita e oralidade) ao longo do ano letivo, visando à conscientização que vai gerar medidas de prevenção e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Foram convidadas a participar do projeto 174 unidades escolares, incluindo as escolas de Ensino Fundamental, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e os Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos, que atendem aproximadamente 40 mil alunos. O projeto foi dividido em três categorias: Educação Infantil; 1º, 2º e 3º anos e 4º e 5º anos. 

Segundo Cristina Borba, do Apoio Pedagógico de Estágios e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, foram feitas sugestões de produções às escolas e cada categoria deverá entregar os trabalhos em um dos bimestres. Para as turmas de 4º e 5º ano foram sugeridos poemas, paródias e tirinhas. A entrega deverá ocorrer no primeiro bimestre, até o dia 30 de abril. 

Para os alunos de 1º, 2º e 3º anos a indicação foi quadrinha, cartaz e panfleto. Os trabalhos deverão ser entregues no segundo bimestre, até o dia 6 de julho. Por fim, para a Educação infantil, a sugestão foi desenvolver produções artísticas, como dança e música, fotografia e história, com entrega no terceiro bimestre, até o dia 28 de setembro. O quarto e último bimestre do ano é livre, para as unidades trabalharem de acordo com seus interesses. “Embora a entrega do material tenha sido dividida em bimestres, o trabalho será realizado na escola o ano todo”, explicou Cristina.

Além de encaminhar as produções artísticas ou textuais, ao final de cada bimestre as escolas vão preencher e enviar uma ficha de identificação, contando o que aconteceu na escola durante o bimestre. Baseada nesta ficha, a Secretaria de Educação fará um relatório bimestral do projeto e encaminhará os dados para a Secretaria Municipal de Saúde. 

Além disso, de acordo com Sônia Maria Sartori, do Apoio Pedagógico de Ciências, ao final de cada bimestre será feita uma exposição de todo o material produzido pelos alunos, em local a definir. “No final do ano também queremos promover um passeio pedagógico para a escola que entregar todos os trabalhos. A definição será feita por meio de um sorteio”, contou.

(com N.Com)

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA O WHATSAPP DO TAROBÁNEWS: (43) 99995-1367

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá