Educação

Estudantes ocupam a Praça Santos Andrade em manifestação pela educação

08 set 2019 às 09:25

A Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, começa a ser ocupada por estudantes em uma manifestação pela educação superior neste sábado (7), dia da comemoração da Independência do Brasil. O protesto estava marcado há mais de um mês, por causa dos sucessivos cortes que o Ministério da Educação vem promovendo nos recursos da educação superior. 

Batizado de Tsunami da Educação, o ato em vários estados do País é organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e outras entidades representativas de estudantes, professores e servidores.

"O corte de 30% no orçamento das universidades, a extinção de milhares de bolsas de pesquisa e o programa Future-se são apenas uma faceta do desmonte da educação promovido pelo Governo Federal", diz a chamada da manifestação.

Os manifestantes começaram a se reunir na praça às 16h30 e depois no começo da noite sairam em caminhada pelas ruas centrais de Curitiba.

Grito dos Excluídos

Mais cedo foi realizado o Grito dos Excluídos, organizado pelas pastorais que integram a Dimensão Social da Igreja católica e por movimentos sociais em vários locais do País. Em Curitiba teve início às 14h na comunidade Dona Cida, na Vila Corbélia – bairro CIC.

O Grito se propõe a dar voz a públicos excluídos e invisibilizados, incentivando uma cidadania ativa e de participação, colaborando na construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá