Educação

Estudantes voltam às salas de aula em escolas particulares de Londrina

19 out 2020 às 13:21

Três escolas particulares de Londrina retomaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (19). As unidades devem respeitar vários critérios de segurança contra a Covid-19. Os alunos comemoraram o retorno.

Ao todo, no município são 54 instituições filiadas ao Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe), que devem voltar às atividades até a próxima semana.

O Sinepe conseguiu na justiça o retorno das aulas presenciais. A decisão da liminar foi deferida por um desembargador da sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ-PR) apontou que a curva epidemiológica da Covid-19 no Paraná está diminuindo, inclusive em Londrina, e que a maioria dos setores da economia já está reabrindo.

Para a volta das atividades presenciais, as escolas devem respeitar vários critérios de segurança contra a Covid-19. Além do álcool em gel e uso de máscara obrigatório para os alunos e funcionários, não pode haver aglomeração, e o distanciamento deve ser mantido.

O retorno ao ensino presencial é facultativo, com limite de dez alunos por sala respeitando a capacidade de cada escola. As aulas são híbridas, e quem preferir pode continuar acompanhando de casa e recebendo o conteúdo on-line.

Os pais e responsáveis têm que assinar um tempo de compromisso, autorizando o retorno do aluno. Após sete meses em casa, muitos esperavam ansiosos para voltar à escola.

Alguns alunos querem voltar, mas, com parentes no grupo de risco, ainda vão ter que esperar mais um pouco e continuar com o ensino remoto. 

As aulas presenciais nas escolas públicas permanecem suspensas.

O Município de Londrina entrou com recurso no TJ-PR, pedindo a suspensão da liminar que autorizou a reabertura das atividades presenciais da rede particular de ensino, alegando que há risco à saúde pública.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá