Educação

Município deve oferecer mais 600 vagas na educação infantil para 2020

14 jan 2020 às 18:17

Implementada em fevereiro de 2017 pela Prefeitura de Londrina, a Central Única de Vagas da Educação Infantil é responsável por cadastrar todas as crianças com idade de zero a três anos, para serem matriculadas na rede municipal. As crianças são encaminhadas para matrícula nos Centros de Educação Infantil, municipais ou filantrópicos, após entrevista com os pais e análise socioeconômica da família.

Além de reduzir o tempo de espera pela matrícula nas creches, a Central de Vagas elaborou um cadastro centralizado com as crianças que dependem de vagas da rede pública. Assim, o Município consegue obter informações precisas sobre quais localidades têm uma demanda maior, e realizar ações efetivas para atendê-las

Como exemplo, o número de crianças matriculadas por meio da Central de Vagas saltou de 6.625 em 2017, para 7.014 em 2019. E para 2020, com a inauguração de cinco novas creches, serão 7.600 vagas de Educação Infantil. “Com a Central Única de Vagas, fazemos uma gestão mais eficiente. Se a mãe precisa de uma vaga, ela pode informar até três opções de creche que a criança poderá frequentar, e isso facilita o atendimento”, complementou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Neste ano de 2020, serão atendidas pela Central Única de Vagas as crianças nascidas de abril de 2017 em diante. O serviço também faz a rematrícula dos pequenos que já estão inseridos na rede municipal de ensino, o que ocorre nos meses de outubro a novembro. “Desde que assumi a Prefeitura, já contratamos mais de mil professores, reorganizamos todo o sistema, e melhoramos muito a questão da falta das vagas nas creches. O que a gente quer é aprimorar isso cada vez mais, para que as nossas crianças continuem tendo uma educação de qualidade e, principalmente, o acesso à educação”, destacou o prefeito Marcelo Belinati.

O atendimento é oferecido o ano inteiro. A Central Única de Vagas fica situada na Rua Benjamin Constant, 800, ao lado do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e o cadastro só ocorre após entrevista, feita em horário previamente agendado pelos telefones 3375-0220 e 3375-0282, ou pelo e-mail central.vagas@londrina.pr.gov.br.

Para realizar o cadastro, é necessário apresentar documentos pessoais da criança, dos pais ou responsáveis, e da moradia, em via original e fotocópia. Dentre eles, certidão de nascimento, RG e CPF, comprovante de renda e de residência, entre outros. A listagem completa pode ser acessada no Portal da Prefeitura, na página da Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: N.Com

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá