Educação

Projeto que analisa livros do vestibular da UEL começa no sábado

12 mar 2020 às 09:07

A Vila Cultural Cemitério de Automóveis irá promover, a partir deste sábado (14), às 18h, o projeto “Literatura no Cemitério”.  A iniciativa tem o intuito de analisar todas as obras solicitadas pelo vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) até 11 de julho. O evento é gratuito, aberto ao público e os interessados podem comparecer sem a necessidade de inscrição prévia. O número total de vagas é de 30 participantes. A Vila Cultural, fica na Avenida Arthur Thomas, 342.

Os encontros são mediados pelos professores Leandro Benevides, Eduardo Bacarin e Christine Vianna e também pelo jornalista, Mário Fragoso. Eles contarão com bate-papos e leituras de trechos literários. Na ocasião, o primeiro livro abordado será “Amor de perdição”, de Camilo Castelo Branco. “No sábado, eu e o Mário, iremos conduzir a atividade. O objetivo é que os estudantes participem ativamente do debate e interiorizem as informações transmitidas”, destacou Christine Vianna, que também é diretora da Vila Cultural.

Ainda de acordo com Vianna a iniciativa difere de outros projetos semelhantes devido ao fato dos encontros serem realizados apenas aos sábados. “O Literatura no Cemitério realiza suas atividades apenas em dias não comerciais, a fim de facilitar a vida de estudantes que trabalham ou estudam. Outros projetos com o mesmo teor acontecem no meio da semana. Isto dificulta a participação de muitos alunos de escolas estaduais”, disse.

A lista de obras abordadas pelo projeto conta com 10 títulos: Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco; Poemas escolhidos, de Gregório de Matos; Clara dos Anjos, de Lima Barreto; Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri; A palavra algo, de Luci Collin; Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus; Casa de pensão, de Aluísio de Azevedo; O vendedor de passados, de José Eduardo Agualusa; Contos novos, de Mário de Andrade; e Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar.

O projeto “Literatura no Cemitério” é uma realização da Vila Cultural Cemitério de Automóveis, em parceria com a ONG Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA). A Vila conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Com N.Com

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá