Educação

Qualidade do ensino nas escolas será avaliada

20 abr 2018 às 11:55

Em 2018, no dia 26 de abril, será realizada mais uma edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná – SAEP, que avaliará estudantes das escolas públicas matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental, 1º série do Ensino Médio, EJA Fundamental Fase II e EJA Ensino Médio.

A avaliação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) no Núcleo Regional da Educação (NRE) de Cascavel irá medir a aprendizagem dos estudantes para subsidiar a prática docente, facilitando a formulação e o monitoramento de políticas educacionais para que gestores da escola e professores possam realizar um diagnóstico nas áreas em que atuam e planejar ações educativas mais eficientes.

Como se trata de um processo fundamental para a melhoria do ensino, é importante o empenho de toda a comunidade escolar para que os alunos possam revelar por meio da avaliação o seu conhecimento e, assim, favorecer momentos de discussão e reflexão que contribuam para melhor qualidade e equidade da educação.

Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná – SAEP

O SAEP é um sistema próprio de avaliação do Estado do Paraná e tem como objetivo disponibilizar informações relevantes quanto ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes, descrevendo os conhecimentos desenvolvidos em Língua Portuguesa e Matemática, além de se deter nos fatores associados a esse desempenho, com resultados e análises produzidos desde o nível do estudante até o do Estado. A avaliação externa fornece informações para que gestores da escola e professores possam realizar um diagnóstico nas áreas em que atuam e planejar ações educativas mais eficientes. Em Língua Portuguesa é avaliada a leitura, prática que perpassa todas as disciplinas da escola. Na disciplina de Matemática, os conceitos são avaliados por meio da metodologia de resolução de problemas. Essa metodologia pode proporcionar ao estudante condições para que pense matematicamente, aplicando conhecimentos matemáticos, também, em situações problemas do cotidiano.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá