Educação

Rede Municipal retoma aulas presenciais no modelo híbrido a partir de 2 de agosto

26 jul 2021 às 19:36

As escolas municipais de Londrina vão retomar as atividades em formato híbrido para as turmas de 4º e 5º ano, com 50% da capacidade, a partir de 2 de agosto. A informação foi anunciada na noite desta segunda-feira (26) pelo prefeito Marcelo Belinati, em rede social. De acordo com a Secretaria de Educação, os alunos frequentarão presencialmente durante uma semana e de maneira remota em outra, intercalando as modalidades.

Dependendo da situação da pandemia no município e da aprovação da secretaria de Saúde, o regresso dos estudantes para as escolas pode chegar até o berçário. Após 14 dias, que é o período de incubação do vírus, será analisado o boletim epidemiológico e, com bons índices, o retorno será gradativo para outras séries.

De acordo com o plano divulgado pelas secretarias, no dia 16 de agosto, a partir do 2º ano poderá retornar, no dia 23, será a vez das turmas a partir do P4. Após todas as análises da Saúde, a expectativa é de que 100% de 0 a 3 anos retorne em período parcial a partir de 30 de agosto.

Segundo o prefeito, as nossas escolas municipais estavam preparadas para o retorno desde setembro do ano passado.  “Os dados de saúde não nos permitiam um retorno com segurança. Lembrando que nós temos mais de 50 mil pessoas envolvidas, entre estudantes e profissionais. E agora o momento chegou”, afirmou.

A Secretaria de Educação, Maria Tereza, explica que o retorno é facultativo aos pais, que terão direito de escolher se os filhos vão ou não para a sala de aula. “A gente esperava por isso, que fosse com segurança como tempos agora. Temos um plano de biossegurança e em cada escola temos brigadistas da pandemia, que são pessoas preparadas, baseadas na Saúde e na Universidade Estadual de Londrina, que nos auxiliou”, disse.

Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, todos os indicadores epidemiológicos estão sendo monitorados, com a segurança do retorno para a comunidade escolar. A rede de ensino do município, somando as instituições conveniadas, conta com cerca de 5.600 trabalhadores. A Saúde informou que quase a totalidade já recebeu ao menos uma dose da vacina. “O momento epidemiológico nos permite anunciar o retorno as aulas. A comunidade escolar na totalidade já foi vacinada, o que nos permitiu o retorno com segurança. O monitoramento vai ser diário, todas as atividades terão esse monitoramento em relação ao impacto, e temos a convicção técnica que é possível voltar com segurança”, afirmou.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá