Educação

Secretaria reforça medidas de economia de água em escolas e Cmeis

13 set 2019 às 16:13

Considerando a situação climática atual, de longo período de ausência de chuvas em nossa região, e após o anúncio do Plano de Rodízio, feito nesta manhã (12), pela Sanepar, a Secretaria Municipal de Educação informa que está encaminhando às unidades educacionais (escolas e Cmeis), um ofício que reforça a necessidade de medidas de economia da água. A princípio a orientação é que as unidades evitem, grandes faxinas, lavagem de calçadas, quadras e ginásio de esportes, bem como de paredes e vidraças. Os educadores também deverão orientar suas comunidades escolares sobre as medidas de uso racional da água. Todas as escolas e Cmeis contam com caixas d'água, no entanto, a quantidade e o tamanho destes reservatórios varia de uma unidade para outra. Por este motivo não é possível afirmar ainda sobre a necessidade de outras medidas, o que só será possível a partir do momento em que o rodízio efetivamente começar.  

A Secretaria de Saúde informa que está acompanhando a situação e, em virtude da necessidade de implantar estratégia de racionalização de água pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) em todo município de Cascavel, foram repassadas orientações a todas as unidades e Serviços de Saúde, tais como:

- Higienizar as mãos com álcool gel, realizando lavagem com água apenas quando houver sujidade aparente;

- Priorizar a limpeza interna dos ambientes, evitando locais como calçadas e outros que demandem maior fluxo de água;

- Realizar a limpeza de vidraças e portas com pano úmido, ao invés de baldes;

- Orientar todos os usuários sobre o uso racional da água, para que não haja desperdício, entre outros, até a situação seja normalizada.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que os chafarizes da área central e também do Lago Municipal estarão desligados em virtude do racionamento de água.

Assessoria 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá