Educação

Servidores da UEL decidem parar na próxima segunda-feira

26 abr 2019 às 09:15

Servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) decidiram parar as atividades na próxima segunda-feira (29). A decisão foi tomada em uma assembleia nesta sexta-feira (26). A paralisação será dos serviços da universidade e do hospital universitário (HU). O protesto do sindicato da categoria é por conta do não pagamento da data-base.

"Nossa intenção é que todos os setores da UEL fechem suas portas no dia 29. Temos de nos unir para pressionar o governo e garantir a nossa data-base", declarou Arnaldo Mello.

Na próxima semana, uma caravana segue a Curitiba para participar de um ato que também marca o massacre de 29 de abril de 2015, quando mais de 200 pessoas ficaram feridas durante um protesto contra mudanças no regime previdenciário de professores e funcionários de escolas. “Estamos prontos para a luta e unidos para evitar mais um calote do governo", declarou.

Caso não exista negociação, não foi descartada a movimentação para uma possível greve por tempo indeterminado. Vão funcionar de forma parcial: a Clinica Odontológica, os serviços de urgência e emergência do Hospital de Clínicas, Hospital Veterinário e Hospital Universitário. 

Sem reajuste

Sem reposição da inflação há mais de três anos, o sindicado aponta que o funcionalismo já acumula perdas de 17%. “O governo tem condições orçamentária, fiscal e legal para pagar a data-base. No ano passado o Estado atingiu o menor índice de gasto com pessoal dos últimos 10 anos e houve R$ 2 bilhões em excesso de arrecadação”, explicou o economista Cid Cordeiro.

A integrante da coordenação do Fórum das Entidades Sindicais, Marlei Fernandes, lembrou eu está completando 44 meses que os servidores estão sem reposição e perdendo o equivalente a dois meses de salário por ano. "Nem estamos pedindo aumento real. Nosso interesse é o Estado forte e que o servidor faça parte desse Estado forte com seus direitos garantidos”, destacou Marlei.

(Com assessoria) 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá