Educação

UEL está entre as melhores do país segundo índice do MEC

13 dez 2019 às 11:07

A Universidade Estadual de Londrina, UEL, ocupa a 21ª colocação entre as universidades públicas (federais, estaduais e municipais) brasileiras, consolidando-se como a segunda melhor do Paraná, atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Isso é o que aponta uma avaliação do Ministério da Educação (MEC), divulgada na última quarta-feira (11), que indica a qualidade do ensino superior brasileiro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC, a Universidade Estadual de Londrina está entre as mais bem colocadas no Índice Geral de Cursos (IGC) 2018, junto com outras seis do estado.

“A manutenção da nossa posição do ranking é fruto do trabalho de professores, estudantes e técnicos que garantem uma boa formação universitária. Somos uma universidade consolidada na qualidade”, disse o reitor da UEL, Sérgio Carvalho.

O Inep também avaliou 11 cursos de graduação da UEL, considerando o IGC e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que representa uma média de diferentes medidas da qualidade. Destes cursos avaliados, oito apresentaram nota quatro, sendo considerados muito bons.

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta (corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos).

Em 2018 foram avaliados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Secretariado Executivo, Serviço Social e Tecnologia em Gestão Pública.

As sete universidades estaduais do Paraná mantiveram o bom desempenho. Foram seis universidades com conceito 4 e uma com conceito 3, em uma escala que vai de 1 a 5.

O IGC é desenvolvido com base na média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. O indicador é responsável por sintetizar a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. “A classificação evidencia um posicionamento de destaque das nossas universidades estaduais no Brasil. Toda a comunidade acadêmica das estaduais está comprometida com uma educação pública, de qualidade e voltada para o desenvolvimento do Estado”, afirmou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

(Redação com AEN)

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá