Educação

VESTIBULAR UNICENTRO: Inscrições dos Povos Indígenas estão abertas

22 ago 2019 às 09:02

A Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) está com as inscrições abertas para o Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Está é a 19ª edição das provas. A expectativa é que mais de mil participantes se inscrevam. 

De acordo com a assessoria, a cada ano a organização fica a cargo de uma das universidades públicas do estado. Nesse ano, porém, as serão descentralizadas. De acordo com a coordenadora da Comissão Universidade para os Índios do Paraná (Cuia) e professora da Unicentro, Juliane Angnes as provas eram no Faxinal do Céu e em 2018 contou com 859 candidatos.

LOCAIS

Assim, este ano, as provas serão aplicadas nos municípios de Curitiba, Londrina, Mangueirinha, Manoel Ribas e Nova Laranjeiras. Todos os indígenas escritos receberão alimentação e transporte da aldeia até o local de provas, com exceção dos que forem fazer a prova em Curitiba. 

O objetivo do Vestibular, segundo a professora Juliane, é oportunizar que os indígenas passem por um processo de seleção elaborado a partir de características próprias desses povos, como a oralidade. “O Vestibular dos Povos Indígenas não funciona pelo sistema de cotas. São criadas vagas a mais nos cursos de graduação das sete universidades estaduais do Paraná mais a Federal, que é parceira no processo, só para esses estudantes. Além disso, os aprovados optam pelo curso somente depois da aprovação no vestibular”. 

Para fazer a inscrição, o estudante indígena deve ter concluído o ensino médio; não possuir curso superior. Além disso, preencher a autodeclaração em que se reconhece como indígena. Por fim, apresentar documentação que demonstre seu pertencimento a uma terra indígena paranaense para concorrer pelas universidades estaduais.


Rede Sul de Notícias

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá