Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Conquista do primeiro ouro olímpico do vôlei brasileiro completa 30 anos

09/08/22 às 15:55 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

Há 30 anos, o camisa 1 da seleção brasileira masculina de vôlei se preparou para sacar. Ele foi à linha de fundo e bateu a bola no chão por quatro vezes. Depois a segurou entre as mãos, arremessou para o alto e saltou, bem alto, fazendo com que sua mão direita tocasse na bola.


A batida foi certeira. A bola chegou à quadra adversária com tamanha força e velocidade que foi impossível à Holanda defendê-la. Com o ace  (ponto de saque) marcado por Marcelo Negrão, o Brasil chegou ao 15º ponto no terceiro set  (àquela época, as parciais do vôlei terminavam em 15) e ganhou a partida por 15x12, 15x8 e 15x5. A vitória, que marcou uma campanha de oito jogos com vitórias em Barcelona (Espanha), deu ao país a conquista da primeira medalha de ouro olímpica na modalidade. 


“Negrão. Acabou. Acabou. O Brasil ganhou. O Brasil é medalha de ouro no voleibol. O melhor voleibol do mundo”, gritou o narrador, emocionado, ao fim da partida.

Leia mais:

A equipe de Cascavel foi a anfitriã do evento, mas caiu nas quartas de final
VOLEIBOL

Cascavel é eliminado do Campeonato Paranaense de vôlei Sub-19

Imagem de destaque
SELEÇÃO

Zé Roberto convoca 16 jogadoras para treinos pré-Mundial de Vôlei

Imagem de destaque
VÔLEI

Com Wallace, Brasil é convocado para Campeonato Mundial de vôlei masculino

Imagem de destaque
VÔLEI

Brasil derrota Japão para alcançar semifinais da Liga das Nações


ace  de Negrão foi comemorado por milhares de torcedores que ligaram a TV naquele dia 9 de agosto de 1992. Foi a primeira vez que os brasileiros puderam celebrar a conquista de uma medalha de ouro olímpica em um esporte coletivo. Depois desse título, vieram outros. O próprio voleibol ainda trouxe mais quatro medalhas de ouro para o país: em 2004 e 2016, no masculino, e um bicampeonato em 2008 e 2012, no feminino.


Invicto - Em 1992, o Brasil foi soberano em quadra. Venceu todos os jogos, perdendo apenas três 

sets: para a Equipe Unificada (nome usado por atletas e times desportivos que formavam a Comunidade dos Estados Independentes e que incluía a Rússia) e para as difíceis seleções de Cuba e dos Estados Unidos. O elenco, comandado por José Roberto Guimarães, teve Amauri, Carlão, Douglas, Giovane Gávio, Janelson, Jorge Edson, Marcelo Negrão, Maurício, Pampa, Paulão, Talmo e Tande.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá