Mundo

Casa Branca rechaça que Trump avalie demitir líder de investigação sobre Rússia

13 jun 2017 às 18:35

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rechaçou sugestões de que ele avalie a possibilidade de demitir o conselheiro especial Robert Mueller. Vários republicanos já advertiram que seria um erro demitir o homem que comanda a investigação sobre a suposta interferência da Rússia na eleição de 2016.

Durante os últimos dias, aliados de Trump têm questionado a independência de Mueller e a necessidade de haver um conselheiro especial. Mas a questão ganhou força na segunda-feira, quando o amigo do presidente e executivo-chefe da Newsmax Media, Chris Ruddy, falou em entrevista à televisão que Trump avalia a demissão de Mueller.

A Casa Branca e um graduado membro do Departamento de Justiça negaram essa possibilidade. O governo apontou que Ruddy não tratou com o presidente do papel de Mueller e que a declaração parecia "especulação".

O vice-procurador-geral, Rod Rosenstein, é o único com autoridade para demitir Mueller. Rosenstein disse que não seguiria nenhuma ordem do governo para demitir Mueller, a menos que houvesse uma razão apropriada e legal. Ele acrescentou estar "confiante" de que Mueller terá "independência suficiente" para realizar a investigação. Fonte: Dow Jones Newswires.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá