Paraná

Casas novas melhoram a vida de famílias de Santa Tereza do Oeste

11 jan 2021 às 10:45

Vinte famílias de Santa Tereza do Oeste, cidade vizinha à Cascavel, já receberam as chaves de casas novas na Vila Canário e no bairro Santa Fé, em um conjunto habitacional que tem dois endereços. Essa ideia foi viabilizada em uma parceria da prefeitura, do Governo do Estado e da Itaipu Binacional. O investimento da estatal de energia foi de R$ 1.319.410,31.

São 16 unidades com 32 metros quadrados e quatro com 49 metros quadrados, capazes de receber pessoas com deficiência ou idosos. Elas têm dois quartos, sala e cozinha, além de painéis solares integrados à rede de energia elétrica, de olho na sustentabilidade e na diminuição de custos diários com a conta de luz. As lajes são de concreto, facilitando a climatização em uma cidade com verões mais quentes, e as unidades têm calçadas e pias nas cozinhas, além de tanques do lado de fora.

Esse mesmo condomínio em bairros distintos ocupa uma área total de mais de 3 mil metros quadrados. A divisão levou em conta a limitação do terreno no Santa Fé, onde ele seria erguido, e a ideia de ocupar dois espaços distintos e promover mais integração municipal. São nove unidades na Vila Canário e 11 no bairro que fica mais próximo ao Parque Nacional do Iguaçu.

“Habitação é um programa social realmente transformador, que nos motiva. Estamos construindo unidades para perfis específicos no Paraná, como idosos e população de baixíssima renda, incentivando o desfavelamento e formando parcerias. Uma delas é com a Itaipu Binacional. Entramos com o projeto e as ligações com Copel e Sanepar, a estatal com os recursos e a prefeitura com a gestão. É um modelo que está revolucionando o Oeste”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

As casas foram finalizadas no começo de dezembro e foram acompanhadas de outro edital, bancado pela prefeitura, que ajudou na instalação de calçamento e infraestrutura do entorno, como iluminação pública. Santa Tereza do Oeste tem um déficit habitacional estimado em 470 moradias populares.

“É um investimento que ajuda a diminuir a necessidade habitacional do Estado e que dá dignidade para famílias que vivem em condições de vulnerabilidade”, completa Jorge Lange, diretor-presidente da Cohapar. “Demos todo o suporte para esse programa de Itaipu Binacional sair do papel. Ele é parte de uma conquista muito importante para Santa Tereza do Oeste”.

AEN

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá