Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Experiência paranaense em ouvir estudantes da rede pública será levada ao Cosud em 2024

01/01/24 às 12:37 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Estudantes de escolas estaduais podem falar com a Ouvidoria pelo aplicativo Escola Paraná. Essa é uma forma fácil e rápida de relatar elogios e cobranças, com o objetivo de aperfeiçoar a aprendizagem. A rede estadual tem mais de 2 mil escolas e cerca de 1 milhão de alunos.


Para isso, a Ouvidoria, coordenada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), estabeleceu uma rotina específica para demandas de alunos, o que agiliza a verificação de denúncias e colabora para prevenção e enfrentamento a situações de violência e assédio.


A ouvidoria setorial da Secretaria da Educação promove campanhas e treinamentos para que qualquer agente da comunidade escolar possa registrar denúncia feita por alunos. Assim que a informação é recebida, estabeleceu-se um fluxo para acolhimento da informação e seu posterior encaminhamento. 

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA

Com aumento de casos, Secretaria da Saúde alerta sobre os cuidados com a hepatite A

Imagem de destaque
SALVAMENTO

Polícia Civil do Paraná envia helicóptero e policiais para auxiliar o Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
EM ANTONINA

PCPR e PMPR prendem homem por feminicídio 12 horas após o crime

Imagem de destaque
PRÓXIMA SEMANA

Secretaria da Educação promove seminário para profissionais dos Colégios Cívico-Militares


Este fluxo de informação foi apresentado em 2023 no grupo de trabalho Transparência, Controladoria e Ouvidoria, formado no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). A iniciativa foi bem recebida e será detalhada aos outros participantes no próximo encontro do Cosud, que acontecerá em março de 2024 no Rio Grande do Sul, para que possa ser adaptada à realidade dos estados.


A CGE tem entre suas atribuições os serviços de transparência, controladoria e ouvidoria e participou ativamente do grupo de trabalho do Cosud, com a presença dos coordenadores da cada área. Os desafios são integração entre os governos estaduais para o combate ao assédio sexual em ambiente escolar e indicação de soluções tecnológicas para aprimorar a gestão.


CICLO DE PALESTRAS – Além disso, a CGE realizou no ano 34 encontros em órgãos e entidades do Governo do Estado sobre assédio em ambiente de trabalho, discutindo formas de denunciar e melhorar a relação entre os servidores. A última palestra foi feita para servidores da própria CGE durante a semana de capacitação interna do órgão. No ano passado foram apenas quatro encontros dessa natureza. As palestras são promovidas pelas coordenadorias de Integridade e Compliance e de Ouvidoria da CGE.


Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá