Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Obra do laboratório de insumos veterinários do Tecpar chega a 15% de execução

01/01/24 às 12:44 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Iniciada em maio de 2023, a obra do novo Laboratório de Pesquisa e Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) encerra o ano com 15% de execução. A nova planta fabricará insumos para o diagnóstico da brucelose, tuberculose e leucose bovina. O investimento para a construção da planta, feito pelo Governo do Estado, é de R$ 41,5 milhões.


A nova unidade está sendo construída no câmpus CIC do Tecpar, em Curitiba, e tem previsão de ser concluída no início de 2025. A área total do laboratório será de cerca de três mil metros quadrados e a projeção é que, quando pronta, a unidade tenha capacidade produtiva de 40 milhões de doses ao ano.


A conclusão de um laboratório para pesquisa e produção de insumos para diagnósticos veterinários é uma das metas do Plano de Governo para o instituto, destaca o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss. Os kits diagnósticos atenderão o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Estado envia nova remessa com mais de 300 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
RESGATE

PRF atua no resgate e no transporte de mantimentos para população atingida pelas chuvas no RS

Imagem de destaque
TRÁFICO DE DROGAS

PRF apreende 280 kg de maconha “especial” no Paraná

Imagem de destaque
INQUÉRITO CONCLUÍDO

Três pessoas são indiciadas em caso de desabamento de laje de supermercado


“Com a implantação dessa nova unidade, o Tecpar reforça sua atuação como braço de pesquisa e desenvolvimento no Estado e apoia a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro. O instituto está determinado a atender os objetivos definidos pelo Governo do Estado”, salienta.


Ao todo, sete insumos veterinários serão produzidos pelo Tecpar: tuberculina PPD bovina, tuberculina PPD aviária, antígeno acidificado tamponado (AAT), prova lenta (PL) em tubos, anel do leite Ring Test (RT), kit para diagnóstico da brucelose ovina e kit para diagnóstico da leucose bovina.


TECNOLOGIA – O Tecpar é primeira instituição do Estado a usar a ferramenta BIM (Building InformationModeling ou Modelagem de Informação da Construção, em português) para a execução de uma planta farmacêutica de produção complexa.


O BIM é uma metodologia que permite a criação de projetos inteligentes a partir da simulação e construção virtual de empreendimentos, para garantir mais assertividade na execução de obras ao simular diferentes soluções e corrigir possíveis erros.


RECURSOS – Os recursos para a construção da planta são oriundos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para o financiamento de projetos em áreas estratégicas do Paraná.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá