Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estado e Faep renovam parceria para o Agrinho

21/10/19 às 13:58 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Governo do Estado e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) renovaram nesta segunda-feira (21), o convênio para o programa Agrinho nas escolas estaduais do Paraná. O programa leva a escolas das redes públicas municipal e estadual atividades e materiais pedagógicos que tratam da preservação do meio ambiente, despertar da consciência de cidadania e questões que envolvem saúde e qualidade de vida.

O termo de cooperação foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo presidente da Faep, Ágide Meneguette, na solenidadede encerramento da edição de 2019 do programa, realizada no ExpoTrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Cerca de 1,5 mil pessoas participaram do evento, entre professores, alunos, famílias, autoridades e lideranças rurais de diversas regiões do Paraná.

Promovido há 24 anos, o Agrinho conta, anualmente, com a participação de aproximadamente 800 mil crianças e mais de 50 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial. Está presente em todos os municípios do Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
POR R$ 87,3 MILHÕES

Publicado resultado de licitação para pavimentar trecho de Rebouças e PR-364

Imagem de destaque
PARANÁ

Adesão obrigatória de produtores rurais à nota fiscal eletrônica começa em 1º de maio

Imagem de destaque
PARANÁ

Governo vai investir R$ 26,6 milhões para qualificar 21,2 mil profissionais até o fim do ano

Imagem de destaque
'PRESSÃO ALTA'

Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população

Para Ratinho Junior, o Agrinho já formou uma geração de paranaenses preocupada com a produção de alimentos e a preservação ambiental. “É uma grande política pública para incentivar e educar as crianças sobre a agroecologia”, afirmou. “O Paraná se consolidou como um dos lugares onde mais se produz alimentos de forma sustentável no mundo. Conserva as matas ciliares, as microbacias, as bacias hidrográficas, respeita as florestas e produz alimentos sem agrotóxicos”, ressaltou.

Ele disse que o Agrinho, que existe há duas décadas, contribui para esse destaque do Estado. “O Agrinho fala sobre técnicas agrícolas e educação. Desde bem pequena, a criança já cresce com essa cultura de respeitar o meio ambiente e com a consciência de produzir alimentos de forma moderna e sustentável”, salientou o governador.

PARCERIA – O programa Agrinho é resultado de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), Faep, o Governo do Estado – por meio das Secretarias de Estado da Educação, da Agricultura e Abastecimento, da Justiça, Família e Trabalho e do Desenvolvimento Sustentável e Turismo – municípios, empresas e instituições públicas e privadas.

O presidente da Faep destacou que o programa ajuda na formação das novas gerações de cidadãos paranaenses. “Ao longo de todos esses anos, muitos estudantes que participaram das formações do Agrinho se tornaram pessoas relevantes para a sociedade. Ele vem para atender todos os requisitos de uma formação ambiental, social e sobre direitos e deveres”, disse Meneguette. “Acredito que todo o caminho que percorremos nesses 24 anos foi para ajudar a formar uma nova geração de pessoas”, acrescentou.

A continuidade no trabalho do campo também é uma consequência do programa, afirmou o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara. “Estamos cultivando o agricultor do futuro, aquele que será o sucessor do pai e da mãe na condução de um empreendimento muito importante para a família, que é fonte de renda e oportunidade, e também para a economia do Paraná e do Brasil”, salientou.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá