Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

FILO lança campanha para incrementar programação dos 50 anos

13/08/18 às 20:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Festival Internacional de Teatro de Londrina (FILO) vai iniciar uma campanha de arrecadação junto a pessoas físicas e empresas para levantar recursos para fomentar a programação artística da edição deste ano, quando serão comemorados 50 anos de espetáculos e atividades artísticas. A campanha deve ser lançada oficialmente nos próximos dias, segundo o diretor da Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná (Àmen), Luiz Bertipaglia, que juntamente com a UEL realiza o festival anualmente.

Na última sexta-feira (10), o diretor da entidade, e o vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini, oficializaram que a programação artística será realizada entre 20 e 28 de outubro e depois de 6 a 21 de dezembro, comemorando meio século do FILO e o aniversário de Londrina. Segundo Bertipaglia, este ano os organizadores captaram R$ 350 mil, de um total previsto de R$ 1,65 milhão. Os dois maiores patrocinadores, Petrobrás e Caixa Econômica Federal, não participaram da edição deste ano.

De acordo com o diretor da Àmen, o problema maior ocorreu com a estatal de petróleo, que desde 2003 era patrocinador master do FILO, que teve problemas com a Lei das Estatais. Os recursos confirmados são provenientes da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) de Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
REDE MUNICIPAL

Mallet deverá fornecer acompanhantes especializados a alunos da rede pública com Transtorno do Espectro Autista

Imagem de destaque
AULAS PARALISADAS

Professores da UFPR e UTFPR decidem entrar em greve nesta segunda-feira

Imagem de destaque
SÃO JOÃO DO TRIUNFO

PCPR descobre estufa de maconha e prende homem por tráfico de drogas

Imagem de destaque
SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade

"Estamos apelando à cidade inclusive para que se atentem à importância do evento", afirma o diretor. Ele acredita que esta ação servirá para aferir o quanto a sociedade valoriza o Festival, como evento cultural, artístico e turístico.

O vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini, afirmou que a Universidade está entrando em contato com empresas e instituições privadas na tentativa de ajudar a levantar recursos para incrementar a programação artística. Ele afirmou que o apoio da Universidade se dará pela cessão de espaços físicos, entre eles o Cine Teatro Ouro Verde, além do pessoal da Prefeitura do Campus (PCU), que atuará na logística do FILO, relacionado aos setores de transporte e montagem dos espetáculos. "Não vamos nos furtar para tentar sensibilizar a iniciativa privada. O Festival é uma marca importante para Londrina e para a Universidade", afirmou o vice-reitor. 

Fonte: Agência UEL

© Copyright 2023 Grupo Tarobá