Paraná

Fórum de Controle Social do TCE-PR reúne 150 participantes em Francisco Beltrão

25 mai 2018 às 10:17

Mesmo com as dificuldades causadas pela paralisação nacional dos caminhoneiros, que já provoca falta de combustíveis em diversas regiões do País, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realizou, nesta quinta-feira (24 de maio), em Francisco Beltrão, o 9º Fórum de Controle Social. O encontro reuniu aproximadamente 150 pessoas, no auditório da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).

O objetivo do Fórum de Controle Social é capacitar o cidadão para auxiliar na fiscalização do gasto e das políticas públicas. Os seminários são destinados especialmente a membros de observatórios sociais, conselheiros municipais, estudantes universitários, integrantes de entidades de classe e cidadãos interessados no tema.

A programação do Fórum de Controle Social foi organizada pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal. Entre os temas abordados estão a organização de comunidades virtuais e a montagem de um plano ágil para o exercício do controle social; a utilização da Ouvidoria do TCE-PR como aliado nessas ações; as auditorias realizadas pelo Tribunal nos municípios paranaenses; e a fiscalização de terceirização de serviços no setor público.

As próximas edições já agendadas do Fórum de Controle Social serão em Foz do Iguaçu (em 5 de junho) e Cascavel(17 de julho). Os primeiros eventos de 2018 foram realizados em Londrina, Maringá e Ponta Grossa, com a participação de aproximadamente 500 pessoas.

O objetivo das cincos edições do Fórum de Controle Social realizadas ano passado, quando foram capacitadas mais de 800 pessoas, foi iniciar a formação de uma rede de controle da administração pública nos municípios. Neste ano, o TCE-PR segue desenvolvendo atividades de estímulo ao controle social, buscando novos formatos para capacitações e compartilhamento de experiências, a fim de promover o fortalecimento dessa rede em formação.


Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá