Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo estadual divulga regras para aulas presenciais 'pós-pandemia' no Paraná

31/07/20 às 15:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) já tem o modelo de como ficarão as salas de aulas nas escolas. Entre as medidas estão o distanciamento de 1,5 metros, dispenser de álcool em gel, espaços de higienizações de mão, termômetros, equipes de limpeza, que serão usadas nas 2.143 escolas estaduais no Paraná.

A estimativa de retorno é em setembro. No entanto, a data pode ser mudada caso os infectologistas da Secretaria da Saúde considerem haja algum  risco, em função do cenário da pandemia do novo corononavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Acidentes geraram custo de R$ 36 milhões ao SUS apenas entre 2022 e 2023

Imagem de destaque
CURSO DE MANEJO

IAT vai promover ações para preservação dos jacarés-de-papo-amarelo na Ilha do Mel

Imagem de destaque
DIFERENÇA POSITIVA

Superávit orçamentário do Paraná cresceu 1.553% de 2019 a 2023, aponta balanço da Sefa

Imagem de destaque
NOVAS METAS

Paranaprevidência celebra 25 anos com patrimônio de R$ 10,2 bilhões e 134 mil beneficiários

LEIA MAIS:

“Após amplo debate com todas as entidades que integram a Educação do Paraná, foi criado um modelo que garante a melhor segurança sanitária para nossos alunos, adotando os melhores modelos do Brasil e do mundo”, disse o diretor-geral da Seed, Gláucio Dias. Dias reforça que o retorno das aulas só acontecerá quando houver um ambiente seguro, estabelecido pela Secretaria de Saúde.

Medidas -  O protocolo prevê um distanciamento de 1,5m em todos os espaços, incluindo na sala de aula. Será feita também a aferição de temperatura de todos que entrarem a escola, tendo como limite 37º.

Já os horários de entrada e saída, e intervalo/recreio devem ser redefinidos e intercalados, de modo a evitar a aglomeração de pessoas e a circulação simultânea de grande número de alunos, nas áreas comuns e nos arredores do estabelecimento.

Modelo híbrido e escalonado - O ensino híbrido será adotado. As aulas remotas permanecem diariamente e as aulas presenciais ocorrerão de forma escalonada. Para isso, os estudantes serão divididos em grupos, que farão revezamento permanecendo por uma semana em aulas presenciais e por uma semana em aulas remotas (on-line).

A retomada de conteúdos também é uma das preocupações do protocolo, com atividades, recuperação e atendimento de estudantes com maior dificuldade.

Consulta aos pais - O protocolo prevê uma consulta aos pais. A Seed fará com os pais de estudantes da sua rede estadual e orientou as demais redes a fazerem o mesmo. A consulta tem objetivo de entender em qual modelo os pais se sentem mais seguros em manter seus filhos, se presencial ou apenas remoto. A resposta vai permitir que a Secretaria e demais redes se organizem para cumprir o protocolo com estrutura e pessoal adequado.

Volta gradual - Quando a data for definida pela Sesa o protocolo prevê um retorno gradual, por faixa etária, na seguinte ordem:

- Estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental

- Estudantes do Ensino Médio

- Estudantes do Ensino Fundamental I e II

- Estudantes da Educação Infantil

O Protocolo - Entre as principais medidas sanitárias previstas pelo protocolo estão a compra de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos. Só para a rede estadual serão adquiridos:

- 5 milhões de máscaras de tecido

- 200 mil litros álcool em gel por mês

- 200 mil litros de álcool 70% por mês

- 95 mil luvas

- 10 mil termômetros

- 15 mil toucas

- 105 mil dispensers

- 15 mil macacões

- 15 mil botas

Participaram das 33 horas de discussão do Comitê de Volta às Aulas a Casa Civil do Governo do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte-SEED,  a Secretaria de Estado da Saúde – Sesa, a Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes – Seplan, a Secretaria de Estado da Fazenda, a Comissão de Educação Assembleia Legislativa do Paraná- ALEP, o Ministério Público do Estado do Paraná – MPPR, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – FUNDEPAR, o Conselho Estadual de Educação – CEE, a UNICESUMAR, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior-SETI, a APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná- SINEPE, a Associação dos Municípios do Paraná-AMP, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná- UNDIME, a UNCME-União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e a Federação das Associações de Pais, Mestres e Funcionários das Escolas Públicas do Estado do Paraná- FEPAMEF-Pr.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá