Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hospital de Dermatologia Sanitária recebe primeiros residentes médicos

08/03/23 às 07:43 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, pertencente ao Governo do Estado, situado em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu nesta segunda-feira (6) os profissionais selecionados do Programa de Residência Médica na área dermatológica, da Secretaria estadual da Saúde (Sesa). 


O processo seletivo só foi possível após a aprovação pelo Ministério da Educação (MEC). O parecer favorável da Comissão Nacional de Residência Médica do órgão federal foi emitido em 26 de janeiro de 2023 e o processo seletivo realizado em fevereiro.


A instituição tem mais de 96 anos e o objetivo do Programa de Residência Médica é qualificar e fortalecer a assistência aos pacientes, além de contribuir para a melhoria dos serviços públicos, com foco na capacitação de trabalhadores para o setor. Estes três residentes do programa, que tem duração de três anos, receberão uma bolsa de R$ 4.106,09, subsidiada pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas).

Leia mais:

Imagem de destaque
SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade

Imagem de destaque
PARANÁ

Polícia prende integrantes de grupo especializado em ataque a bancos

Imagem de destaque
PARANÁ

Paraná possui o melhor índice de registro de nascimentos do País

Imagem de destaque
FORTES CHUVAS

Paraná terá final de semana com alerta para tempestades; veja previsão


De acordo com o secretário da Saúde, César Neves, a instituição está passando por um processo de reestruturação e novos desafios. “Em 2020 foi iniciada essa reestruturação, com mudança do perfil assistencial, com a implantação de ambulatório de dermatologia e feridas. Nosso principal objetivo é otimizar a estrutura existente e ampliar a oferta de serviços especializados a toda população do Paraná”, enfatizou.


O programa conta com a parceria da Prefeitura de Piraquara e da Pontifícia Universidade Católica (PUC), firmada com a assinatura dos Termos de Cooperação Técnica. Como ato simbólico da parceria entre as instituições e valorização deste momento inédito na unidade, foi inaugurada uma ala para abrigar os residentes. O espaço Dr. Ruy Noronha Miranda é uma homenagem ao médico que atuou na unidade, na gestão e pesquisa em busca de tratamento da hanseníase.


SELETIVA – As inscrições começaram no dia 31 de janeiro e terminam no dia 5 de fevereiro. O processo seletivo, de responsabilidade da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), foi realizado em 12 de fevereiro. De acordo com o edital, poderiam se candidatar às vagas acadêmicos do último semestre do curso de Medicina e médicos formados.


UNIDADE HOSPITALAR – A unidade oferta mais de 5 mil atendimentos por mês na dermatologia e angiologia, contando com um ambulatório de feridas e serviço de estomaterapia. No ano passado foram realizados mais de 63 mil atendimentos e, atualmente, o ambulatório é referência para 44 municípios pertencentes às Regionais de Saúde de Paranaguá, Curitiba e União da Vitória.


O hospital foi fundado em 1926 como referência no acolhimento dos portadores de lepra, como era conhecida a Hanseníase, e considerada uma medida profilática para conter o avanço da doença, isolando o paciente no tratamento das doenças da pele.


Após a abolição da prática de isolamento compulsório, em 1983, a unidade perdeu a condição de Hospital Colônia, recebendo, então, a denominação de Hospital de Dermatologia São Roque, mantido pela Sesa. Em agosto de 1990 a denominação foi alterada para Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá