Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

IDR-Paraná intensifica capacitação dos produtores para enfrentar a formiga cortadeira

22/11/23 às 15:29 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Com reuniões técnicas em campo, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) intensificou, neste período do ano, o trabalho de orientação aos produtores rurais sobre o controle das formigas cortadeiras. A ação envolve instruções sobre a identificação das espécies e práticas que podem ser adotados pelo agricultor para o enfrentamento do problema, como o uso de inseticidas.


De acordo com o técnico do IDR-Paraná de Umuarama, José Cosme de Lima, a formiga cortadeira pode atacar e causar danos em áreas de lavouras, florestas plantadas, pastagem, frutíferas e até hortas.


"No caso de uma plantação de eucalipto, um sauveiro adulto pode desfolhar até 86 árvores por ano e incapacitar a planta de realizar a fotossíntese. Com três ataques consecutivos pode até matar a planta. Já na pastagem, se mal manejada, os danos chegam a 50% da capacidade produtiva; Para os produtores de mandioca um ataque logo após a brotação reduz em mais de 30% o stand de plantas", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTREGA DE INSUMOS

Avião da Casa Militar leva alimento especial para crianças internadas no Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
RESGATES

Helicóptero da PRF enviado do Paraná resgata 29 vítimas das enchentes no RS em dois dias

Imagem de destaque
FORÇA-TAREFA

Paraná enviará alimentos, colchões e copos de água ao Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
'AUJUDANTES'

Paraná sedia pela 1ª vez Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate


A capacitação dos produtores foi feita com a realização de dias de campo, reuniões técnicas e oficinas. O extensionista detalha que nos treinamentos o produtor tem a oportunidade de expor a sua experiência no manejo e controle da praga e que a partir disso o técnico instrutor faz a sua abordagem para o enfrentamento do problema.


"Mostramos como identificar os diversos tipos de formigas, como dimensionar um formigueiro, quais são as alternativas de controle e a necessidade de todos terem o que chamamos de responsabilidade solidária", afirma.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá