Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MPPR ajuíza ação civil contra empresas que teriam causado morte de 1 milhão de abelhas

21/03/24 às 09:07 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Paraíso do Norte, no Noroeste do estado, ajuizou ação civil pública por dano moral coletivo contra uma usina de cana-de-açúcar, uma empresa de aviação e um piloto de aeronave. A medida decorre de investigação do Núcleo Regional de Campo Mourão do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) e aponta que os requeridos teriam sido responsáveis pela morte de aproximadamente um milhão de abelhas por conta da aplicação indevida de agrotóxicos pulverizados com aeronave.


As apurações do ilícito partiram de representação realizada em novembro de 2022 no aplicativo Pólen App, do MPPR, noticiando a intoxicação e consequente mortandade de abelhas da espécie Europa de 20 colmeias, provocada por uso indevido de agrotóxicos em área de cultivo de cana-de-açúcar na localidade da Curva do Jeep, no município de Paraíso do Norte. Relatórios da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) comprovaram que a morte dos insetos decorreu da aplicação irregular de agrotóxicos.


O Ministério Público requer a condenação dos requeridos por dano moral coletivo no valor de R$ 387.951,00, a ser arbitrado de acordo com a capacidade financeira de cada réu.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Adesão obrigatória de produtores rurais à nota fiscal eletrônica começa em 1º de maio

Imagem de destaque
PARANÁ

Governo vai investir R$ 26,6 milhões para qualificar 21,2 mil profissionais até o fim do ano

Imagem de destaque
'PRESSÃO ALTA'

Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população

Imagem de destaque
ABORDAGENS

Sanepar orienta moradores de 2,2 mil imóveis de União da Vitória sobre ligação de esgoto


Pólen App – O aplicativo Pólen App é uma ferramenta utilizada pelo MPPR e desenvolvida a partir de parceria firmada com a Universidade Estadual de Maringá, voltada à proteção de abelhas e à prevenção da mortandade desses insetos. Assim que identificada uma situação de morte de colmeias, o usuário pode comunicar o fato, inserindo informações e imagens na plataforma. Logo que reportadas, as notificações são recebidas pelos órgãos fiscalizadores do estado, que podem agir de imediato na autuação dos infratores e na resolução do problema. As abelhas possuem importante papel no meio ambiente, atuando como agentes polinizadores e indicadores de equilíbrio ambiental, sendo essenciais para a manutenção da vida humana no planeta.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá