Paraná

Paraná: ações do Maio Amarelo alcançam mais de 3.300 pessoas

17 mai 2022 às 17:04

As ações do Maio Amarelo, de conscientização para redução de acidentes de trânsito, alcançaram mais de 3.300 pessoas no Paraná já na primeira quinzena do mês. O Detran-PR participa do movimento com ações educativas, palestras e outras atividades ligadas ao tema. O mês de maio é marcado pelo movimento internacional para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

No Paraná, abrindo o mês, no dia 1º de maio, aconteceu a inauguração da Ciclo Rotas de Alvorada do Sul e Borrazópolis (Vale do Ivaí). Na sequência, em Curitiba, houve blitz educativa de conscientização sobre uso da faixa de pedestres. O Detran-PR participou, junto com o BPTran, Batalhão de Polícia Rodoviária, Polícia Rodoviária Federal, Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Escola Pública de Trânsito de Curitiba e Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

No período também foram realizadas a primeira e segunda fases do Jogo Virtual Instrutor Influenciador. O jogo estimula instrutores de trânsito dos cursos de reciclagem a criarem conteúdos em suas redes sociais ofertando capacitação de uma maneira mais leve. Cada conteúdo criado por eles conta pontos, que serão atualizados ao final das quatro lives. A pontuação é contabilizada por meio do engajamento, quantidade de curtidas, participação nas lives, entre outros. Os que tiverem a maior pontuação participarão do desafio final, na Senatran, em Brasília.

NAS ESCOLAS – A Escola Professor Arlindo Milton Druszcz, de Araucária, e a Escola Municipal Ernesto Ferreira Santiago, de Colombo, receberam nos dias 9 e 10 a Carreta do Maio Amarelo, caracterizada com as cores e a identidade da campanha. A ação teve a presença do robô Rod, mascote da campanha do Detran. Aproximadamente mil crianças participaram da atividade.

O Detran também realizou, em Antonina, no Litoral, uma blitz e ação educativa voltada a ciclistas, abordando mais de 900 pessoas e 200 veículos.

DETRANZINHO – A programação quinzenal teve como um ponto alto o programa Conhecendo o Detran e BPTran no Detranzinho. Os primeiros visitantes foram 26 alunos do 4º ano da escola municipal Ernesto Ferreira Santiago, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. O Detranzinho é uma minicidade onde as crianças aprendem na prática como funciona o dia a dia no trânsito para saberem desde cedo os direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Há simulação de espaços de trânsito com placas de sinalização e diversos elementos urbanos. Iniciado por Curitiba e Região Metropolitana, o projeto será replicado em outras cidades.

CAMPANHA – O tema proposto pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para 2022 é “Juntos Salvamos Vidas!”, dando ênfase à responsabilidade e cuidado nas atitudes e escolhas no trânsito, consequentemente, evitando acidentes e mortes.

A campanha do Maio Amarelo desenvolvida para as redes sociais do Detran, tem como tema “Movimento Salve 7 Vidas – Por um trânsito com menos mortes por dia”. No Paraná, sete pessoas perdem a vida diariamente no trânsito. Para salvá-las, vale a pena redobrar os esforços, ou melhor, multiplicá-los por 7.

O movimento reúne diversos segmentos como poder público, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada com o intuito de debater e trabalhar em conjunto sobre formas de melhor apresentar o tema segurança no trânsito para a população. “A parceria dos órgãos envolvidos e daqueles que não são envolvidos diretamente com o tema, mas que demonstram interesse, é importante pois conseguimos reunir materiais e informações diferentes de cada instituição nos permitindo levar à sociedade um conteúdo mais completo”, comenta o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado. 

Assessoria 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá