Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Adiada a decisão sobre fim da aposentadoria de ex-governadores

22/04/19 às 20:47 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um pedido de vista adiou para a próxima quarta-feira (24) a decisão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim das aposentadorias para ex-governadores. O pedido foi feito pelo deputado Reichembach (PSC) após o relator da PEC e de uma emenda, deputado Cobra Repórter (PSD), dar parecer favorável a ambos os textos. A PEC foi discutida nesta segunda-feira (22), no Auditório Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), durante reunião da Comissão Especial de Reforma à Constituição, que trata do tema.

A PEC nº 1/2019, apresentada pelo Poder Executivo, revoga o § 5º do art. 85 da Constituição do Estado do Paraná, que estabelece o pagamento de subsídio mensal e vitalício para quem tiver exercido em caráter permanente o cargo de governador do Estado. Já a emenda, proposta pelo deputado Homero Marchese (PROS), prevê a extinção do pagamento do subsídio mensal e vitalício a ex-governadores ou a suas viúvas, inclusive aos atuais beneficiários. Atualmente, 11 ex-governadores e viúvas recebem o benefício.

Relatório – Reichembach explicou que quer analisar o parecer. “Tomamos conhecimento do relatório hoje. A matéria é complexa, principalmente na questão da emenda proposta pelo deputado Marchese. Por isso solicitei as vistas para analisar e tomar uma decisão com responsabilidade”, justificou. Cobra Repórter disse acreditar que a matéria siga em breve para o Plenário. “O parecer foi favorável, pois entendemos o momento difícil pelos quais passam o estado e o país. Também não encontramos nada que impeça, juridicamente, a matéria de seguir tramitando. Acredito que ela seja aprovada na Comissão e siga para análise dos demais parlamentares. O Plenário é soberano e vai decidir”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O texto original da proposta e a emenda apoiada por outros 32 deputados voltam a ser discutidos pela Comissão Especial na quarta-feira, às 13h30, em reunião marcada para ocorrer no Auditório Legislativo da Assembleia. Após aprovado pela Comissão Especial, o parecer precisa ser publicado em Diário Oficial. Só então poderá ser discutido em Plenário. Também participaram da reunião desta segunda-feira o presidente da Comissão, deputado Jonas Guimarães (PSB), e os deputados Michele Caputo (PSDB) e Luiz Fernando Guerra (PSL).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá