Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Assembleia Legislativa do Paraná aprova estado de calamidade pública em Londrina

06/05/20 às 21:09 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou na tarde desta quarta-feira (6) a situação de calamidade pública em Londrina devido a pandemia do coronavírus. O prefeito Marcelo Belinati (PP) havia assinado o decreto no último dia 25 e aguardava a avaliação dos deputados estaduais. Além de Londrina, outras 21 cidades do Estado foram consideradas nesta situação na sessão. 

Com isso, o Paraná tem oficialmente 241 municípios em estado de calamidade pública. A proposta foi aprovada em unanimidade em dois turnos e pode ser promulgada pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). Na região, além de Londrina, outros municípios receberam o estado de calamidade como Cambé, Ibiporã, Bela Vista do Paraíso e Rolândia. 

Calamidade 
De acordo com o inciso IV do artigo 2º do Decreto federal nº 7.257, de 4 de agosto de 2010, o estado de calamidade pública se caracteriza por “situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido”. Ou seja, a ocorrência de situação fora do comum que exija respostas imediatas do poder público e que comprometem a previsão orçamentária.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Orientações
Para que um município tenha reconhecido o decreto de calamidade pública é preciso fazer a solicitação formal ao Poder Legislativo, com justificativa, e comprovar a publicação em Diário Oficial do decreto municipal. A Assembleia Legislativa do Paraná tem orientado prefeitos e suas equipes, que receberam um manual com informações sobre todos os procedimentos necessários.

Com informações da Alep

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá