Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Belinati sanciona título de Cidadão Honorário ao ministro do STF André Mendonça

23/04/22 às 12:07 - Escrito por Rafael Fantin
siga o Tarobá News no Google News!

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), sancionou o título de Cidadão Honorário ao novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. A honraria foi aprovada pela Câmara Municipal de Londrina e deve ser entregue pelo Legislativo.

O projeto de lei, de autoria do vereador Ailton Nantes (PP) 261/2021, foi encaminhado para sanção do Executivo e assinado por Belinati no último dia 11 de abril. A publicação no Diário Oficial do Município ocorreu na quarta-feira (20).

No mesmo dia, Mendonça – que é natural de Santos, mas se formou em teologia na Faculdade Sul-Americana de Londrina, cidade onde também começou a carreira de advogado da União – votou, favoravelmente, a condenação do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB), assim como a maioria dos ministros do STF, por conta dos ataques e incitação à violência do parlamentar contra a Suprema Corte.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Silveira foi condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão, em regime fechado, pelo atos antidemocráticos. Apenas Nunes Marques, que também foi indicado ao STF por Bolsonaro, votou pela absolvição do deputado, que recebeu um inédito indulto presidencial para escapar da condenação.

POLÊMICA

Pastor evangélico e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Mendonça foi duramente criticado por políticos da extrema direta e da ala mais radical da Igreja Evangélica pelo seu voto . Pelas redes sociais, ele se defendeu:

“Como cristão, não creio tenha sido chamado para endossar comportamentos que incitam atos de violência contra pessoas determinadas; como jurista, a avalizar graves ameaças físicas contra quem quer que seja. Há formas e formas de se fazerem as coisas. E é preciso se separar o joio do trigo, sob pena de o trigo pagar pelo joio”, afirmou o ministro do STF.

O prefeito de Londrina também usou as redes sociais para comentar o caso durante o feriado de quinta-feira (21), mesmo dia em que Bolsonaro anunciou o perdão ao deputado aliado. Sem citar o indulto presidencial, Belinati disse que os acontecimentos “chocam e preocupam” por conta das consequências futuras.

“Tempos sombrios... É preciso prudência, bom senso e civilidade. Não podemos retroceder jamais nos preceitos democráticos. Ainda que imperfeita, a democracia sempre será melhor que regimes autoritários, ditatórias e de exceção. Espero que nossos governantes tenham sabedoria”, twittou o prefeito de Londrina.         

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá