Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

CCJ analisou 801 projetos de lei entre fevereiro e dezembro de 2017 na ALEP

27/12/17 às 06:39 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná discutiu e votou em 2017, no período de fevereiro a dezembro, 801 proposições, sendo 366 (45,69%) projetos de lei de autoria parlamentar e 165 projetos oriundos de mensagens do Poder Executivo (20,60%). Realizou 55 sessões ao longo do ano, sendo 38 sessões ordinárias e 17 extraordinárias.

Dentre as propostas analisadas, seis (0,75%) foram projetos oriundos do Tribunal de Justiça do Estado; dois (0,25%) projetos de lei do Tribunal de Contas do Estado; três (0,37%) projetos de lei de autoria do Ministério Público/Procuradoria Geral de Justiça; um (0,12%) projeto de resolução; três (0,37%) projetos originários da Defensoria Pública estadual; 36 (4,49%) proposições de veto do governador; 203 (25,34%) emendas apresentadas em Plenário ou por comissões técnicas permanentes da Casa; 11 (1,37%) recursos de parlamentares contra parecer contrário da comissão; três (0,37%) propostas de emenda à Constituição (PECs); e dois (0,25%) projetos de decreto legislativo.

A grande maioria das matérias apreciadas recebeu parecer favorável da CCJ: foram 620 (77,40%), contra 163 (20,35%) pareceres contrários. Dezoito projetos foram baixados em diligências a pedido dos relatores. Entre os projetos de lei de autoria parlamentar, 250 (68,31%) receberam parecer favorável; 98 (26,78%) receberam parecer contrário e 18 (4,92%) foram baixados em diligências a órgãos da administração pública.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Para o deputado Nelson Justus (DEM), que preside a comissão, os números mostram um saldo bastante positivo, com a realização de sessões extraordinárias quase todos os meses. Ele destacou o trabalho das comissões técnicas permanentes de modo geral, e em particular o da CCJ, “onde os membros precisam ter formação ou conhecimento jurídico para analisar adequadamente a constitucionalidade e legalidade dos projetos aqui apresentados. Nem sempre nossas decisões são bem compreendidas. Mas as proposições aqui aprovadas seguem tramitação e vão para o Plenário. Daí a importância de um exame técnico apurado e equilibrado”, avalia.

O vice-presidente da CCJ, deputado Fernando Scanavaca (PDT), faz avaliação semelhante e chama a atenção para o percentual de projetos de origem parlamentar que a CCJ apreciou em 2017: “Foi mais de 45%, contra pouco mais de 20% de matérias que vieram do Poder Executivo. Isso coloca por terra as críticas de alguns, para quem a função da Casa é referendar propostas do Poder Executivo”. Para Scanavaca, os debates por vezes bastante intensos que se desenvolvem na CCJ atestam a convivência democrática de seus membros e ajudam a dirimir dúvidas e aperfeiçoar as regras que regem seu funcionamento”.    

© Copyright 2023 Grupo Tarobá