Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cidadão Honorário: Tenente-Coronel Amarildo Ribeiro é homenageado em Cascavel

11/04/22 às 17:53 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Câmara Municipal de Cascavel, por meio do vereador Professor Santello (PTB), entregou na tarde desta segunda-feira (11) o Título de Cidadão Honorário ao Tenente-Coronel Amarildo Roberto Ribeiro, pelos serviços prestados à frente da Corporação do 4º Grupamento de Bombeiros. O título foi concedido por meio do Decreto Legislativo nº 55, de 30 de março de 2022.

 Também foi entregue uma Moção de Aplausos aos Bombeiros Militares em reconhecimento aos serviços prestados durante ação de afogamento no Assentamento Valmir Mota, em 23 de janeiro de 2022, em Cascavel. A homenagem foi proposta pelos vereadores Professor Santello (PTB), Beth Leal (Republicanos), Pedro Sampaio (PSC), Cidão da Telepar (PSB), Vilmar Melo (Progressistas) e Sidnei Mazutti (PSC),

 Além disso, em 11 de abril é comemorado o 48º aniversário de implantação do Corpo de Bombeiros no município de Cascavel. 

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024


Sobre o Tenente-Coronel Amarildo Roberto Ribeiro

Amarildo Roberto Ribeiro, é natural de Ubiratã, Paraná, nascido em 27 de fevereiro de 1971. Ele é filho de Antonio Bento Ribeiro (in memorian) e Hilda Loureiro Ribeiro. Ele é casado há 22 anos com Rosmary de Souza Streilling Ribeiro, é pai de Mateus Streilling Ribeiro (18 anos) e Maisa Streilling Ribeiro (14 anos), hoje é Tenente Coronel Bombeiro Militar.

Amarildo ingressou no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná em 16 de janeiro de 1996, como aluno soldado do 4º Grupamento de Bombeiros, em Cascavel, concluindo o curso como 1º colocado de sua turma de 50 alunos.

Formou-se Oficial Bombeiro Militar em 1999. E em 2001, retornou à Cascavel para trabalhar no 4º Grupamento de Bombeiros na sua Unidade de Origem, como Oficial, onde atuou durante 22 anos no 4º GB.

No 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, desempenhou praticamente todas as funções de um Oficial,  de oficial subalterno, auxiliar de seção e Oficial de Socorro,  relações públicas, Chefe da Seção de Logística , Chefe da Seção de Recursos Humanos,  Chefe da Seção de Defesa Civil , até Subcomandante da Unidade - 2019 até final do ano passado.

Destacou-se principalmente nas áreas de atendimento pré-hospitalar, onde foi instrutor da maior parte dos socorristas dos SIATE formados no 4º GB. Também atuou fortemente na prevenção de incêndios, sendo um dos especialistas no assunto na Unidade.

Devido a sua formação acadêmica em tecnologia de informação, Amarildo ajudou no desenvolvimento do programa Sysbm, que é o sistema integrado do Corpo de Bombeiros com dados de atendimento, que hoje é referência no Estado. É um  Sistema de Registro de Ocorrências e Estatísticas entre outros sistemas desenvolvidos e mantidos pela Unidade, disponibilizados ao Corpo de Bombeiros do Paraná.

Também se destacou no enfrentamento dos acidentes de trânsito, sendo o Coordenador do Comitê de Trânsito de Cascavel, desde a sua criação, e juntamente com todos os órgãos de trânsito e saúde da cidade, enfrentado esse sinistro para diminuição das mortes e acidentes.

E Depois de 22 anos trabalhando no 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, Amarildo Ribeiro, no final do ano passado foi promovido tenente-coronel, e deixou a Capital do Oeste para se tornar o novo comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu.


Histórico do Corpo de Bombeiros de Cascavel

Os trabalhos do Corpo de Bombeiros em Cascavel iniciaram-se no dia 11 de Abril de 1974 com a criação do FUNEBOM - Fundo Municipal de Estruturação do Corpo de Bombeiros, atuando em caráter provisório até Dezembro do mesmo ano, quando foi instalada a 4ª Seção de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, tendo como primeiro Comandante o 2º Tenente Eriovaldo José Ribeiro da Silva.

Em Maio de 1985, o Decreto Estadual nº 5.404 regulamentou a 4ª Seção de Combate a Incêndio como 4º Grupamento de Incêndio (GI), vindo a ampliar sua área de abrangência e sua estrutura.

Visando acompanhar o desenvolvimento econômico e social do Estado, foi promulgado o Decreto Estadual nº 4489, estabelecendo a reestruturação do Corpo de Bombeiros, onde, os GI’s receberam a denominação de GB – Grupamento de Bombeiros. Hoje o comando do 4.º GB é do Tenente Coronel Robério Lima de Araújo.


Com informações da Assessoria da Câmara de Vereadores de Cascavel.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá